Já está preparando sua declaração do Imposto de Renda 2023? O prazo de entrega começa em breve e se preparar com antecedência pode evitar erros. O informe de rendimentos financeiros é um dos documentos que serão solicitados para preencher sua declaração. Se você é cliente do Banco do Brasil, saiba como emitir o seu.
Como solicitar o Informe de Rendimentos no Banco do Brasil
Não é mais preciso se dirigir a uma agência do BB para solicitar o seu informe de rendimentos. O cliente pode pedir o seu informe através do WhatsApp BB (61 4004 0001) por texto ou voz, dizendo a frase “Quero meu informe de rendimentos” ou qualquer expressão similar.
O assistente virtual entenderá o pedido, fará a confirmação dos dados, perguntará o ano da declaração e entregar o documento em PDF. Caso precise, é possível compartilhar o documento direto do WhatsApp, com outra pessoa, como um contador, por exemplo, se a sua declaração for preparada por esse profissional.
Internet Banking e Aplicativo
Caso prefira, também é possível utilizar o internet banking ou o aplicativo do Banco do Brasil para pedir o seu informe.
Através do internet banking, é necessário efetuar o login com os números de agência, conta e senha eletrônica. Logo depois, busque por “Informe de Rendimentos” no campo de busca e faça o download do arquivo do documento.
Também é possível usar o aplicativo do BB. Basta efetuar login no aplicativo e navegar no menu para “Informe de Rendimentos” (Menu>Serviços>Informe de Rendimentos), selecionando o ano referente ao qual deseja consultar.
Por fim, existe a opção de retirar o documento de maneira presencial em uma agência ou pedir pelo telefone ao seu gerente.
Informe de rendimentos
A finalidade do informe de rendimentos é detalhar os ganhos financeiros que o contribuinte obteve no ano anterior.
No documento consta, por exemplo, quanto dinheiro existia na conta corrente, na poupança, em fundos de investimento e na previdência privada, entre outros.
O documento comprova a renda ou o lucro obtido pela pessoa e auxiliam na fiscalização da Receita Federal.