SiSU 2023: Depois de 8 anos, este número volta a crescer

Dados sobre o processo seletivo do SiSU 2023 foram apurados pelo MEC logo após o encerramento das inscrições. Ao todo o programa ofertou mais de 226 mil vagas em 128 instituições públicas participantes, sendo 63 delas universidades federais.

SiSU 2023: Depois de 8 anos, este número volta a crescer
SiSU 2023: Depois de 8 anos, este número volta a crescer (Imagem: FDR)

Os estudantes que se inscreveram no SiSU 2023 já podem conferir o resultado do processo seletivo. O programa que oferece vagas em universidades e institutos públicos voltou a apresentar um bom desempenho após 8 anos em queda.

O Sistema disponibilizou vagas em 6.402 cursos de graduação e puderam participar os estudantes que fizeram o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022 e conquistaram nota acima de zero na prova de redação.

Dados do SiSU 2023

Segundo as informações divulgadas pelo Ministério da Educação (MEC), o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) do primeiro semestre de 2023 recebeu 1.073.024 inscrições por CPF. O número é maior do que o registrado no ano passado, quando 1.054.474 inscritos participaram.

Em termos regionais, o Nordeste foi a região que mais apresentou participantes, 40,1% do total; o Sudeste fechou com 33,8% dos inscritos; seguido pela região Sul, com 9,5%; Norte, com 8,8% e o Centro-Oeste foi o que menos teve registros, com 7,8%.

Mesmo com esse leve crescimento em relação ao ano de 2022, o programa ainda está longe dos números registrados em seus anos áureos, em 2015, por exemplo, 5 431 904 estudantes participaram.

De lá para cá, ano após ano, o programa tem apresentado queda no número de participantes.

SiSU 2023

O resultado do processo seletivo foi divulgado na manhã dessa terça-feira, 28, para conferir a classificação e o seu desempenho, acesse o portal Acesso Único/SiSU.

Os estudantes selecionados terão de 2 a 8 de março para fazer a matrícula diretamente com a instituição; enquanto o período para manifestar interesse em participar da lista de espera vai de 28 de fevereiro a 08 de março.

No caso da lista de espera, os candidatos precisam ficar atentos às publicações feitas pelas próprias instituições, pois, são elas que fazem as convocações.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.