Receita Federal cria método para “furar fila” no pagamento da restituição do IRPF

A Receita Federal anunciou as novidades para o Imposto de Renda Pessoa Física (IRPF) desse ano. Entre eles, o período para entrega do documento que será de 15 de março a 31 de maio, além da possibilidade de conseguir antecipar o pagamento da restituição do IRPF. Na mesma ocasião, o órgão público anunciou o calendário de depósitos dos valores restituídos.

Receita Federal cria método para "furar fila" no pagamento da restituição do IRPF
Receita Federal cria método para “furar fila” no pagamento da restituição do IRPF (Imagem: FDR)

A expectativa da Receita Federal é de que sejam entregues de 38,5 a 39,5 milhões de declarações do Imposto de Renda dentro do prazo estipulado. Para esse ano uma das principais novidades é o modelo de declaração pré-preenchida que fará o cruzamento de dados com outras plataformas do governo. E ainda, vai antecipar a restituição do IRPF de quem utilizar esse modelo.

A antecipação do pagamento é uma forma que a Receita usou para tornar o modelo de declaração pré-preenchida mais vantajoso. O órgão espera que pelo menos 25% das declarações sejam enviadas nessa forma. Isso porque, evitaria uma série de erros já que o documento estará praticamente pronto. Cabe ao contribuinte excluir, incluir ou mudar algumas informações.

Como no ano passado, o período de restituição do IRPF será em cinco lotes, começando em maio ainda quando o prazo de envio da declaração estará aberto. Dando prioridade para os grupos especiais, como idosos e pessoas com deficiência. Além de pagar de forma adiantada quem enviar a declaração nos primeiros dias.

Como antecipar o pagamento da restituição do IRPF

A ideia da Receita Federal ao antecipar o pagamento da restituição do IRPF é estimular que os contribuintes façam o uso de duas novidades principais anunciadas para o Imposto de Renda desse ano. São eles: declaração pré-preenchida e o método do PIX para pagamento da restituição.

Ou seja, quem selecionar essas duas opções conseguirá adiantar o pagamento dos valores restituídos. A ordem de prioridade será:

  • Idosos acima de 80 anos;
  • Idosos acima de 60 anos;
  • Portadores de necessidades especiais;
  • Professores (magistério);
  • Contribuintes que utilizaram a pré-preenchida ou que queiram receber a restituição por PIX;
  • Demais contribuintes.

Pagamento da restituição do IRPF

Serão cinco lotes de pagamento da restituição do IRPF, nessa ordem:

  • 1º lote – 31 de maio;
  • 2º lote – 30 de junho;
  • 3º lote – 31 de julho;
  • 4º lote – 31 de agosto;
  • 5º lote – 29 de setembro.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com