Banco Central anuncia plataforma para consulta online de dinheiro esquecido

Desde maio de 2022 suspenso, o sistema de “Valores a Receber” do Banco Central volta a liberar a consulta de dinheiro esquecido. A ideia é que os brasileiros pessoa física e jurídica que têm alguma quantia que não foi resgatada possam receber esses valores. A novidade para esse ano é que além dos cidadãos ativos, está disponível a verificação do saldo ligado a pessoas já falecidas.

Banco Central anuncia plataforma para consulta online de dinheiro esquecido
Banco Central anuncia plataforma para consulta online de dinheiro esquecido (Imagem: FRD)

Desde às 10h dessa terça-feira (28), os brasileiros já podem acessar o site do Banco Central para verificar se têm dinheiro esquecido. Herdeiros, testamentário, inventariante ou procurador de pessoas falecida também terão essa oportunidade. O Sistema Valores a Receber (SVR) foi criado no ano passado, mas precisou atualizar a plataforma, por isso em maio do último ano ficou suspensa. 

O Banco Central tratou de incluir no SVR novos saldos que estavam esquecidos nos bancos, e por isso precisou desse tempo para conseguir alinhar as tecnologias. São esperados o pagamento de pelo menos R$ 6 bilhões nessa nova fase, sendo de 38 milhões de pessoas físicas e de 2 milhões de pessoas jurídicas. 

Embora a consulta do saldo já esteja disponível, o resgate do valor somente pode acontecer a partir de 7 de março. Isso significa que os interessados podem acessar a plataforma do SVR, mas saberão quanto tem de dinheiro esquecido a ser recebido e poderão fazer o saque da quantia apenas em março. Nesse caso, será preciso fazer o login no Gov.br.

Como consultar o dinheiro esquecido online

O processo de consulta de dinheiro esquecido é bem simples e acontece exclusivamente online. Para isso, basta acessar a plataforma do SVR e informar número de CPF e data de nascimento para pessoa física e pessoa falecida. Ou, número de CNPJ e data de abertura para empresas.

Caso haja algum dinheiro a ser resgatado, o sistema informa ” O CPF/CNPJ pesquisado tem valores a receber”. O resgate a partir de 7 de março será feito no Gov.br, disponível apenas para quem tem conta de nível prata ou ouro. A recomendação do Banco Central é de que as pessoas não deixem para criar sua conta, ou aumentar o nível de confiança no dia do resgate.

O passo a passo de consulta funciona assim:

  • Acesse o site do SVR;
  • Selecione “CPF” ou “CNPJ”;
  • Informe os dados solicitados e clique em “Consultar”;
  • O sistema vai informar se há dinheiro disponível.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com