Bolsa Família de março tem seu calendário e novos valores CONFIRMADOS por Lula

Conforme já havia sido anunciado pelo presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) ainda durante a campanha eleitoral, o Bolsa Família passará por mudanças. Substituindo o Auxílio Brasil, a expectativa é que de que o novo programa seja lançado ainda nesse mês. Para isso, seu texto está sendo alinhado no Ministério do Desenvolvimento Social trazendo novos valores que ainda não haviam sido mencionados.

Bolsa Família de março tem seu calendário e novos valores CONFIRMADOS por Lula
Bolsa Família de março tem seu calendário e novos valores CONFIRMADOS por Lula (Imagem: Marcos Rocha/ FDR)

A expectativa é de que o novo Bolsa Família seja anunciado até a próxima semana, ou seja, até o fim do mês de fevereiro. Dessa forma, poderá ser pago já com os reajustes no próximo lote, o de março. O texto passa pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social e prevê trazer de volta regras que já eram usadas no antigo Bolsa Família.

O programa foi substituído pelo Auxílio Brasil no governo de Jair Bolsonaro (PL). E no desenho do antigo presidente todos os contemplados teriam acesso ao mesmo valor de benefício. Isso significa que uma família composta por duas pessoas, e uma composta por cinco pessoas, recebem a mesma ajuda financeira.

Esse modelo foi fortemente criticado pelo presidente Lula, e existe o interesse de dar mais bônus financeiro para famílias mais numerosas. Foi assim que o Bolsa Família funcionou até 2021, concedendo mais crédito para famílias compostas por crianças, com gestantes e lideradas por mulheres.

Valor do novo Bolsa Família

Além de manter o valor do Bolsa Família em R$ 600, como estava sendo pago de forma emergencial de agosto a dezembro de 2022 no Auxílio Brasil, o governo atual também pretende incluir mais valores. A ideia é dar uma ajuda financeira maior para famílias que têm crianças, enxergando estas como as que possuem maiores despesas.

Por isso, o valor liberado e que possivelmente deve começar em março será de:

Calendário de pagamentos de março

Para famílias que residem no litoral norte de São Paulo, e que vivem a estiagem no Rio Grande do Sul, o pagamento foi unificado para 20 de março, independente do final do NIS (Número de Identificação Social).

Número final do NIS Data de pagamento
1 20 de março
2 21 de março
3 22 de março
4 23 de março
5 24 de março
6 27 de março
7 28 de março
8 29 de março
9 30 de março
0 31 de março
Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile