Parcelamento de dívidas ativas é ganha NOVO prazo determinado pelo Governo Federal

SALESóPOLIS, SP — Foi divulgada mais uma ação do governo federal para minimizar os impactos econômicos que as chuvas trouxeram para os moradores do litoral norte de São Paulo. Na quinta-feira (23), o ministério da Fazenda, prorrogou o prazo dos parcelamento de dívidas ativa da União para contribuintes com domicílio tributário nas cidades atingidas. Já foram registradas 49 mortes na região, todas relacionadas a tempestade do último final de semana.

Parcelamento de dívidas ativas é ganha NOVO prazo determinado pelo Governo Federal
Parcelamento de dívidas ativas é ganha NOVO prazo determinado pelo Governo Federal (Imagem: FDR)

No último final de semana, entre 18 e 19 de fevereiro, o maior temporal da história do Brasil atingiu principalmente as cidades do litoral norte de São Paulo. Como São Sebastião, Ubatuba, Bertioga, Caraguatatuba, Ilhabela e Guarujá. Com mais de 2,5 mil desabrigados, o governo federal tem tomado providências para minimizar a crise. Por exemplo, prorrogando o pagamento do parcelamento de dívidas dessas pessoas.

Segundo a portaria que foi publicada pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) na última quinta-feira (23), as parcelas da dívida dos meses de fevereiro e março foram prorrogadas para os últimos dias úteis de maio (31/5) e junho (30/6), respectivamente.

Além de prorrogar o prazo para quitar o parcelamento das dívidas, também foi autorizado a suspensão por 90 dias das ações de cobrança administrativa relacionadas a pessoas físicas e jurídicas que residem nos municípios listados.

A força-tarefa do governo federal tem atuado desde o primeiro momento da tragédia e permanece (…) prestando auxílio nas ações de socorro e assistência humanitária”, declarou o ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes.

Como prorrogar o parcelamento das dívidas?

São 49 mortes registradas na tragédia do litoral norte paulista. Sendo 48 na cidade de São Sebastião, e 1 em Ubatuba. Além dos falecimentos, infelizmente ainda existem pessoas que estão desabrigadas e perderam seus pertences. Tendo em vista a situação caótica é que o governo federal decidiu aprovar a prorrogação do parcelamento das dívidas.

Para quem tem um parcelamento de dívida da União já em andamento, o atraso do pagamento acontecerá de forma automática, sem prejuízos para o empreendedor. A parcela que venceria em fevereiro passa a vencer em maio, e o que tem vencimento marcado para março passa a vencer em junho.

Quem colocou o parcelamento em débito automático deve solicitar diretamente na rede bancária para que haja suspensão dos pagamentos. Dessa forma, conseguirá ser contemplado sem nenhuma cobrança adicional.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com