Supremo tem decisão importante envolvendo o Fies

Usuários do Fies devem ficar atentos a uma nova decisão do Supremo tomada nesse mês de fevereiro. Programa facilita o financiamento estudantil de cursos superiores em todo o país com pagamento das mensalidades apenas após a conclusão do curso.

Supremo tem decisão importante envolvendo o Fies
Supremo tem decisão importante envolvendo o Fies (Imagem: FDR)

Em 2015 o Fundo de Financiamento Estudantil passou por mudanças tornando a nota superior a zero na redação e 450 pontos a média necessária para a participação. Entre os dias 10 e 17 de fevereiro desse ano o Supremo Tribunal Federal analisou esse texto sobre o Fies.

Mudança no Fies?

Por unanimidade, o STF decidiu que em casos de renovação dos contratos firmados antes de 2015 essa regra não se aplica. A decisão vai de encontro ao pedido do PSB para que algumas regras fossem derrubadas.

O pedido veio após a contatação de que, no momento da renovação de contratos anteriores a 2015 essas regras estavam sendo aplicadas, isso poderia dificultar e até mesmo impedir a renovação.

“A situação de incerteza quanto ao alcance das novas exigências revelava-se suficiente para a configuração da plausibilidade do direito invocado pelo requerente, no que respeita à violação à segurança jurídica dos estudantes que já se encontravam no sistema e que não estavam conseguindo renovar seus contratos”, afirmou relator, ministro Luís Roberto Barroso.

Por outro lado, o ministro Luíz Roberto Barroso votou pela manutenção da validade das alterações propostas pelo texto em relação aos estudantes que só passaram a utilizar o Fies após a publicação.

“A exigência de média superior a 450 pontos e de nota superior a zero na redação do Enem consiste em critério razoável de seleção dos estudantes que perceberão financiamento público para custeio de seu acesso ao ensino superior. Afinal, os recursos públicos — limitados e escassos — devem se prestar a financiar os estudantes com melhor aproveitamento acadêmico”, acrescentou.

Sobre o Fies

No Fundo de Financiamento Estudantil os estudantes têm a oportunidade de fazer um curso de nível superior pagando apenas a taxa de manutenção do financiamento e o seguro de vida.

O pagamento das mensalidades é feito apenas após a conclusão da graduação e respeita a renda do usuário.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile