INSS paga pensões e aposentadorias a um novo grupo nesta quinta-feira

O calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) foi paralisado por três dias. De segunda (20) a quarta-feira (22) não houveram os depósitos de aposentadorias e pensões nas contas dos segurados. Tudo por conta do recesso de Carnaval, que embora não seja feriado nacional, paralisou os serviços bancários. O cronograma retoma a liberação de benefícios e vai até 7 de março.

INSS paga pensões e aposentadorias a um novo grupo nesta quinta-feira
INSS paga pensões e aposentadorias a um novo grupo nesta quinta-feira (Imagem: FDR)

Pelo menos 36 milhões de pessoas têm direito de receber salários vindos do INSS. Acredita-se que 60% desse total recebem até um salário mínimo, por isso o benefício desses grupos é depositado antes. O cronograma de fevereiro começou no dia 17, e como de costume vai durar até o mês seguinte, nesse caso até o dia 7 de março. 

Como fevereiro é um mês mais curto que termina no dia 28, os depósitos começaram antes, normalmente o cronograma tem início a partir do dia 24. Sem expediente bancário nos dias de comemoração do carnaval, 20 e 21 de fevereiro, e com a Quarta-Feira de Cinzas no dia 22, também interferiram no cronograma de repasses do benefício.

Para conferir a data exata de recebimento do salário, basta fazer a consulta no App Meu INSS na opção “Calendário”. Para saber o valor que será recebido é preciso acessar a alternativa “Extrato de pagamentos”. O depósito do benefício é feito com base no número final do benefício, aquele que antecede o hífen.

Calendário de pagamentos do INSS

Dando início a retomada do calendário de pagamentos do INSS, nesta quinta-feira (23) recebem aqueles com benefício final 2 e que recebem no máximo um salário mínimo. O saque do benefício é feito na conta corrente informada pelo segurado, ou por meio do cartão liberado pela Previdência Social. 

Para quem recebe até um salário mínimo

Para quem recebe acima do salário mínimo

 

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile