Perdeu seu celular? Saiba como fazer seu rastreio para localizar o aparelho

A empolgação com o Carnaval de 2023 não poderia ser maior. São dois anos seguidos sem a maior festividade cultural do país. Porém, a animação com o retorno dos blocos e festas pode levar ao descuido com os pertences no meio da folia, como documentos, celular e cartões de banco.

Segurado do Bolsa Família deve ficar ATENTO para não ter o pagamento retido
Perdeu seu celular? Saiba como fazer seu rastreio para localizar o aparelho. (Imagem: FDR)

A perda, furto ou roubo de celulares é uma das queixas mais comuns nesse período. Entenda a seguir os primeiros passos recomendados para a vítima dessa situação e aprenda como rastrear o aparelho perdido.

Primeiro de tudo, se houver aplicativo de alguma instituição bancária no celular, comunique ao banco e solicite que os serviços relacionados a sua conta sejam bloqueados o mais rápido possível, assim como o acesso à conta pelo aparelho celular.

Tanto em caso de assalto, como de furto ou perda do aparelho celular, é possível fazer o registro de um boletim de ocorrência. A Secretaria de Segurança Pública recomenda essa ação principalmente se a geolocalização do celular estiver desativada.

No caso do recurso de geolocalização estar ativado, há uma chance de localizar o aparelho depois de perdido. Os serviços dos próprios sistemas operacionais possibilitam a ação. Para os dispositivos da Apple, use o aplicativo “Encontre meu iPhone”. Já os celulares que usam o sistema Android também têm a mesma opção de aplicativo, com o “Encontre meu Android”.

Em caso de perda do celular, não deixe de contatar a operadora

Depois de entrar em contato com os bancos dos quais é cliente e tomar as devidas providências legais para encontrar o aparelho, busque avisar a operadora do telefone do ocorrido. O mais indicado é bloquear a linha telefônica e o dispositivo. Porém, para bloquear o dispositivo, é preciso que o usuário saiba o número do IMEI do celular.

Por fim, lembre-se de todas as redes sociais que estavam conectadas no seu telefone celular. Para proteger as suas contas e dados, acesse cada uma das redes sociais em outro dispositivo para encerrar a sessão em todos os aparelhos em que a plataforma estava conectada. Essa opção pode ser encontrada nas configurações de perfil.

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.