SALESóPOLIS, SP — A expectativa é de que nessa semana as conversas sobre um novo reajuste no valor de salários dos servidores federais sejam finalizadas. A proposta do governo do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) é de que a remuneração dos servidores civis que prestam serviço ao Executivo aumente em 7,8%. Caso as categorias aceitem esses termos, as medidas teriam validade a partir de 1º de março.

Além do aumento de 7,8% no salários dos servidores, a proposta do governo Lula é de que também haja um aumento de R$ 200 no valor do vale-alimentação. Esses acréscimos, porém, devem atingir apenas os servidores civis sem mudanças para os militares. A ideia é que a negociação com a categoria chegue ao acordo capaz de se limitar a R$ 11,2 bilhões já reservado neste ano para ajustar a remuneração do funcionalismo.
Quando o salário dos servidores vai mudar
A expectativa é de que nessa semana uma conversa com os sindicatos que representam a classe dos funcionários civis do Executivo aconteça. Tendo sido acordado o reajuste de salários dos servidores, Esther Dweck, afirmou que o governo avalia editar uma MP (medida provisória), com vigência imediata, para acelerar a implementação do reajuste.