Desde sexta-feira (17) é possível consultar se foi contemplado em um novo lote de restituição do Imposto de Renda. No último ano foram cinco lotes pagos de forma regular, de maio a setembro. Mas, aqueles que entregaram a sua declaração fora do prazo ou enviaram o documento com erros e precisaram corrigir, são inclusos nos lotes residuais. Serão mais de 179 mil contemplados.
A Receita Federal libera lotes residuais de pagamento da restituição do Imposto de Renda sem data certa para acontecer. O número de lotes que serão pagos dentro dessa condições também não é fixo, tudo vai depender do total de contribuintes que caíram na malha fina ou enviarem o documento fora do prazo. Por isso, quem se enquadra em uma dessas condições deve estar atento.
A Receita costuma liberar a consulta de pagamento no máximo uma semana antes do dia de depósito da restituição. Nesse mês, no entanto, a verificação foi disponibilizada no dia 17, mas o pagamento acontece apenas no dia 28, por meio de PIX na conta corrente informada na declaração.
Quem não foi incluso nos lotes regulares do último ano, e também não recebeu nos lotes retroativos, tem a chance de ser contemplado agora. A restituição do Imposto de Renda funciona como uma forma de devolver ao cidadão parte do que ele pagou de impostos. Vale apenas para quem informou deduções que superam o valor de tributação.
Quem vai receber a restituição do Imposto de Renda
Nesse lote em específico, mais de 179 mil pessoas terão acesso a restituição do Imposto de Renda. Para o pagamento o Fisco vai precisar desembolsar R$ 250 milhões, isso porque, esse número de contribuintes incluem grupos prioritários e não prioritários. Na seguinte divisão:
- 4.256 têm mais de 80 anos;
- 30.651 têm entre 60 e 79 anos;
- 2.977 têm alguma deficiência física ou mental ou doença grave;
- 10.146 têm o magistério como principal fonte de renda;
- 131.035 contribuintes não prioritários.
Como consultar a restituição do Imposto de Renda
Online, os interessados podem consultar a restituição do Imposto de Renda. O sistema da Receita Federal vai informar se o cidadão foi contemplado, quando vai receber o valor que será transferido por PIX.
- Acesse o site da Receita e selecione a opção “Meu Imposto de Renda”;
- Em seguida, em “Consultar a Restituição” e “Iniciar”;
- Informe o número de CPF e data de nascimento do titular, além do ano de envio da declaração.
A consulta também está disponível no App Meu Imposto de Renda.