Como sacar o PIS/PASEP? Veja os documentos que você precisa apresentar para retirar o valor!

Começou o pagamento do PIS/PASEP 2023, com um total de 22,9 milhões de trabalhadores aptos a receberem até R$1.302. As liberações serão feitas tanto pela Caixa Econômica Federal quanto pelo Banco do Brasil, com o cronograma de repasses indo até julho e prazo final de saque em 28 de dezembro de 2023.

Antecipação do PIS/PASEP surpreende trabalhadores registrados na Caixa
Como sacar o PIS/PASEP? Veja os documentos que você precisa apresentar para retirar o valor! (Imagem: FDR)

O abono salarial, que pode ser sacado de maneira presencial ou digital, é visto como um 14º salário e serve como um meio de aumentar o poder de compra de pessoas de baixa renda, que recebem até dois salários mínimos por mês.

O pagamento do abono salarial será referente ao ano de 2021, e somente aqueles que cumpriram certos requisitos poderão recebê-lo. Isso inclui quem recebeu até dois salários mínimos por mês em 2021, trabalhou por no mínimo 30 dias, trabalhou com carteira assinada por pelo menos cinco anos, e teve seu nome incluído na RAIS pela empresa em que trabalha.

Como sacar o dinheiro do PIS/PASEP?

Dos 22,9 milhões de trabalhadores com direito ao saque, 20,4 milhões são funcionários da iniciativa privada e receberão o PIS, enquanto 2,5 milhões são funcionários públicos que poderão sacar o PASEP. As formas de saque variam entre os dois bancos.

Para sacar o PIS na Caixa, basta apresentar documento de identidade e o cartão do benefício nas agências ou lotéricas, ou acessar o Caixa Tem online. No caso do PASEP, o pagamento é realizado no Banco do Brasil, onde também é necessário apresentar documento de identidade e o cartão do benefício nas agências ou lotéricas, ou acessar o aplicativo do banco para saque online.

O saque do PIS/PASEP é uma oportunidade para os trabalhadores que cumprem os requisitos necessários para aumentarem sua renda. Aqueles que não possuem o cartão de saque podem retirar o benefício apresentando apenas o documento de identificação com foto.

Para garantir que os trabalhadores tenham a informação necessária para fazer o saque, o App Carteira de Trabalho Digital é uma ferramenta útil, que fornece as informações sobre a data de recebimento e valor do saque. Vale lembrar que o prazo final para saque é 28 de dezembro de 2023.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Ariel França
Jornalista especializado em Direito Administrativo, Gestão Pública e Administração Geral. Possui mais de uma década de experiência em produção de conteúdo para a internet.