Um dos principais bancos digitais do Brasil também faz demissões em massa

Mais uma fintech entrou para a lista de empresas fazendo demissões em massa. O corte é de quase 10% do número total de colaboradores que a empresa possui. Confira qual é esse banco digital e porque ele tomou essa decisão.

Um dos principais bancos digitais do Brasil também faz demissões em massa
Um dos principais bancos digitais do Brasil também faz demissões em massa (Imagem: Montagem FDR)

Parece é crescente a onda de demissões em massa que vem atingindo as empresas de grande porte. Essa redução no quadro de funcionários não se restringe as empresas brasileiras, já que grandes corporações de tecnologia, como o Google anunciaram recentemente um grande desligamento de funcionários.

 Fintech bancária faz demissões em massa

O Neon anunciou o corte de 9% de seus 2.300 funcionários; as áreas de tecnologia e experiência do cliente foram as mais afetadas.

 “Com base nos ciclos de avaliação de performance recorrentes e despriorização de algumas iniciativas, o movimento foi difícil, mas fundamental para preservar o que nossa eficiência operacional exige”, afirmou a empresa em nota.

A redução de funcionários pegou muita gente de surpresa, afinal, a empresa conquistou o título de unicórnio ano passado e fez uma captação há um mês de R$ 331 milhões.

No entanto, para os funcionários o clima de incerteza quanto ao futuro já era sentido há algum tempo, desde dezembro o banco já fazia demissões; mas, nessa semana elas foram intensificas, virando demissões em massa.

Alguns funcionários que permanecem na empresa questionam a justificativa da Neon de que o corte foi feito também com base na performance dos profissionais.

 “Mas haviam pessoas que tinham notas altas de avaliação e foram demitidas do mesmo jeito,” diz uma fonte.

Comunicado da Neon

Veja o que o banco afirmou sobre as demissões em massa:

“A Neon fez ajustes necessários ao seu quadro de colaboradores como forma de fazer frente aos desafios macroeconômicos deste ano.

Com base nos ciclos de avaliação de performance recorrentes e despriorização de algumas iniciativas, o movimento foi difícil, mas fundamental para preservar o que nossa eficiência operacional exige: manter a sustentabilidade do negócio sem onerar o cliente final.

Seguimos confiantes em nosso time e reiteramos nosso compromisso em promover caminhos financeiros mais simples e justos ao brasileiro trabalhador“.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

 

Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.