Erros no cadastro do FGTS impedem saque para milhares de brasileiros

Os trabalhadores formais, com exceção dos servidores públicos, têm direito ao Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS). Funcionando como uma espécie de poupança, a conta recebe do empregador um depósito mensal equivalente a 8% do salário do funcionário.

Reforma do FGTS pode liberar até R$ 80 mil para o trabalhador nestas condições
Erros no cadastro do FGTS impedem saque para milhares de brasileiros. (Imagem: FDR)

Mesmo que o dinheiro acumulado pertença ao trabalhador, ele só tem a liberação do acesso à conta em situações específicas, como em caso de demissão por justa causa. Essa retirada é chamada de saque-rescisão, que cumpre o objetivo pelo qual o Fundo foi criado, para garantir uma reserva ao titular em situações de insegurança financeira.

Apesar de ser um direito, milhares de brasileiros correm o risco de não conseguir fazer o saque da quantia por causa de erros no cadastro do FGTS. Se tiver registrado incorretamente a data de nascimento, por exemplo, o titular já enfrentará problemas na hora de sacar qualquer parcela da conta.

A diferença entre o nome de solteiro e de casado é um dos erros mais comuns cometidos pelos trabalhadores na hora do registro. Aqueles que fizeram o cadastro no FGTS com o nome de solteiro e se casaram depois, devem atualizar os dados para que não seja um impedimento de saque no futuro.

Erros ao cadastrar o CPF e o número do Programa de Integração Social (PIS) também são cometidos com frequência e podem prejudicar o trabalhador quando ele precisar fazer o saque.

Como atualizar os dados cadastrais do FGTS?

Pelo aplicativo do FGTS é possível corrigir apenas algumas informações que constam no cadastro. São elas: endereço, número de telefone e e-mail. Para atualizar os demais dados cadastrais, o trabalhador deve ir presencialmente em uma agência da Caixa Econômica Federal. Nesse caso, é preciso levar documento que comprove a atualização do cadastro e documento de identificação.

Passo a passo para corrigir cadastro pelo aplicativo do FGTS

  1. Acesse o aplicativo do FGTS, disponível para download gratuito para os sistemas Android e iOS;
  2. Na tela inicial, selecione a opção “Mais”, no canto inferior direito da tela;
  3. Selecione “endereço e dados pessoais”;
  4. Selecione “Editar” e, em seguida, corrija os dados e conclua a atualização.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Emília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.