Aposentados do INSS têm suas aposentadorias SUSPENSAS ao longo dos próximos dias

Quando chega a segunda quinzena do mês, os beneficiários do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) já começam a buscar as datas de pagamento da parcela atual. Os depósitos das aposentadorias e pensões costumam ser feitos nos últimos dias do mês, mas em fevereiro o calendário do órgão sofreu uma mudança.

Governo confirma pagamento EXTRA do INSS liberando seu calendário de saques
Aposentados do INSS têm suas aposentadorias SUSPENSAS ao longo dos próximos dias. (Imagem: FDR)

Por conta do período de Carnaval, o órgão previdenciário se comprometeu a iniciar os pagamentos mais cedo, a partir do dia 17 de fevereiro e seguirá acontecendo até o dia 7 de março. Porém, nos dias 20 e 21, que são a segunda e a terça-feira de Carnaval, os depósitos não serão feitos.

Mesmo que os dias de Carnaval não sejam feriado nacional oficialmente, a festa tem um grande impacto no funcionamento de órgãos públicos e agências bancárias. Por esse motivo, o INSS decidiu suspender o pagamento por dois dias e retomar a agenda de depósitos na Quarta-feira de Cinzas, 22 de fevereiro.

O primeiro grupo a receber o seguro é o dos aposentados, pensionistas e beneficiários que recebem da autarquia o valor de um salário mínimo. Aqueles que têm direito a uma quantia mensal maior que o piso, recebem a partir do dia 1º de março. Em 2023, o salário mínimo estabelecido equivale a R$ 1.302.

A ordem de pagamentos do INSS é definida de acordo com o último dígito do número de cadastro do segurado, considerando a sequência que vem antes do traço. O número usado como referência é o que está no cartão da Previdência Social.

RESULTADO DA PERÍCIA MÉDICA DO INSS: VEJA COMO CONSULTAR O RESULTADO ONLINE DE FORMA SEGURA

Calendário de pagamentos do INSS em fevereiro para quem recebe até um salário mínimo

Calendário de pagamentos do INSS em fevereiro para quem recebe mais que um salário mínimo

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile