WhatsApp tem alterações na cobrança para este público

Um dos aplicativos de troca de mensagens mais popular do mundo, o WhatsApp, vai fazer algumas mudanças no seu sistema de notificações.

O aplicativo vai reduzir os preços das mensagens de notificações com fins utilitários, como por exemplo aviso de compras com cartão, entregas de encomendas, cartão de embarque, entre outras. Saiba mais.

Qualquer conversa iniciada por uma empresa no WhatsApp custa atualmente US$0,05, independente de ser uma simples notificação ou uma tentativa de venda de produto ou serviço. Isto faz com que as empresas acabem optando por mandar mensagens utilitárias através de SMS ou RCS, que é mais barato.

O aplicativo então, como forma de deixar esta competição mais acirrada, irá separar as mensagens enviadas pelas empresas em três tipos, com diferentes preços: utilitária; de autenticação, para envio de one time password (OTP); e de marketing. Cada conversa iniciada com mensagem utilitária passará a ter o custo de US$ 0,035.

As mensagens que contem autenticação também ficarão mais baratas, no entanto o preço delas ainda não foi revelado. Por fim, conversas iniciadas com mensagens que tem objetivo de marketing, terão seu preço aumentado, passando a custar de US$ 0,0625. 

Os novos preços começam a vigorar a partir do dia 1º de junho. As conversas iniciadas pelos consumidores seguem custando US$ 0,03. Esses preços se aplicam ao mercado brasileiro. Cada país tem sua tabela de preços.

“Queremos ser bem competitivos com mensagens utilitárias. Queremos ter todas as empresas usando mensagens utilitárias no Whatsapp. É bom para notificação de entrega de pacotes e lembrete de pagamentos de contas, por exemplo”, disse Kyle Jenke, diretor de vendas e parcerias de business messaging da Meta, em entrevista a Mobile Time. 

O diretor disse ainda que os principais concorrentes do WhatsApp neste sentido não são os demais aplicativos de mensagens, mas sim os canais de atendimento convencionais, como o telefone. “95% da comunicação entre empresas e usuários acontece fora de plataformas de mensageria. São contatos feitos por telefone e email. Não quero tirar mercado do SMS, mas migrar a comunicação de um canal que usuários não gostam, como o telefone, para outro que gostam, como o WhatsApp”, disse ele.

Sobre o nosso país, o executivo disse que “o Brasil é definitivamente um dos líderes quando olhamos globalmente. Quando chego no aeroporto, vejo os outdoors com o logo do WhatsApp. Hoje 60% das grandes empresas no Brasil usam WhatsApp para conversar com seus clientes. É um bom começo, mas queremos crescer”.

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Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
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