Gigante da automobilística vai suspender produção no Brasil por conta deste motivo

Uma das principais montadoras de carros anunciou recentemente a suspensão das suas atividades no Brasil. Trabalhadores não devem ser prejudicados, já que a ação já era planejada pela empresa.

Gigante da automobilística vai suspender produção no Brasil por conta deste motivo
Gigante da automobilística vai suspender produção no Brasil por conta deste motivo (Imagem: FDR)

A Volkswagen anunciou que vai dar férias coletivas aos seus colaboradores de três das quatro fábricas no Brasil. A ação era planejada desde o ano passado e resultado de um problema que vem atingindo a empresa desde o começo da pandemia.

Fábricas da Volkswagen no Brasil param

Segundo a empresa, a suspensão das atividades foi tomada por falta de peças, com isso as fábricas de São Bernardo do Campo e São Carlos, no estado de São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná suspenderão as atividades por 10 dias.

De acordo com as informações divulgadas pela empresa, as unidades de São Bernardo do Campo (SP), a primeira a ser instalada no Brasil, e de São José dos Pinhais (PR), suspenderão as atividades entre os dias 22 de fevereiro e 3 de março.

Já a unidade de São Carlos (SP) suspenderá a fabricação entre 20 de fevereiro e 1º de março.

Apenas a fábrica de Taubaté, no interior paulista, seguirá com produção normal.

De acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos (Anfav), nos últimos dois anos o Brasil deixou de fabricar 610 mil carros por falta dessas peças, e deve deixar de produzir mais de 100 mil veículos este ano.

A estimativa é de que os semicondutores, que motivaram essa suspensão, tenham o fornecimento normalizado apenas no próximo ano.

RESULTADO DA PERÍCIA MÉDICA DO INSS: VEJA COMO CONSULTAR O RESULTADO ONLINE DE FORMA SEGURA

O que são férias coletivas?

Essa é uma prática adotada pelas empresas em períodos de queda nas vendas, reformas ou quando nos períodos em que as atividades são reduzidas, no caso da montadora a falta de peças impossibilitou a continuidade das montagens.

A ação beneficia tanto a empresa, que reduz custos, quanto o trabalhador, que ganha um período de descanso remunerado. Segundo a Serasa Experian, o trabalhador tem o direito de receber um terço de férias caso entre nesse período, que deve ser pago antes das férias coletivas sob risco de multa.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

YouTube video player
Jamille NovaesJamille Novaes
Formada em Letras Vernáculas pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), a produção de texto sempre foi sua paixão. Já atuou como professora e revisora textual, mas foi na redação do FDR que se encontrou como profissional. Possui curso de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios; e de Produção de Conteúdos Digitais.
Sair da versão mobile