SiSU 2023: Início das inscrições está chegando! Confira como participar

Estamos a menos de 24 horas da abertura das inscrições no SiSU 2023 que vai oferecer 226.399 vagas. Programa seleciona estudantes para cursos de graduação em instituições públicas, estaduais e federais, de todo país; inclusive, substitui o vestibular em diversas delas.

SiSU 2023: Inscrições estão prestes a serem abertas! Confira como participar
SiSU 2023: Inscrições estão prestes a serem abertas! Confira como participar (Imagem: FDR)

A partir dessa quinta-feira, 16, até 24 de fevereiro os estudantes de todo o país poderão se inscrever no SiSU 2023. O processo seletivo é realizado pelo Ministério da Educação e oferece vagas em 6.402 opções de cursos de 128 instituições de ensino, a maioria federais.

Antigamente os estudantes tinham que prestar vários vestibulares, pagar as taxas de inscrição e muitas vezes viajar. Com a criação do Sistema de Seleção Unificada isso mudou e, de forma gratuita e virtual, os estudantes podem se candidatar a vagas em qualquer localidade do país.

Como participar do SiSU 2023?

O processo de inscrição é bastante simples, basta que o estudante entre no site Acesso Único/SiSU e faça o login com os dados da conta gov.br. Caso seja o primeiro acesso, é possível fazer o cadastro antes e para aqueles que perderam a senha é possível fazer a recuperação.

Durante a inscrição cada estudante pode escolher até duas opções de curso e deve selecionar a modalidade em que deseja concorrer, se ampla concorrência ou através do sistema de reserva de vagas, voltado aos estudantes da rede pública de ensino, aos autodeclarados negros, indígenas e pessoas com deficiência.

Lembrando que é necessário comprovar o direito a participação no sistema de reserva de vagas.

O SiSU 2023 do primeiro semestre é voltado aos estudantes que fizeram o ENEM 2022 e não zeram a redação, nem participaram como treineiros. Além disso, é importante observar os pesos atribuídas para cada área de acordo com o curso da instituição.

Segundo as normas do programa as universidades/institutos têm liberdade para atribuir pesos diferentes e, caso seu desempenho seja inferior, a sua inscrição não será recebida.

Quem já possui diploma de graduação pode concorrer a qualquer curso, desde que esteja dentro dos critérios citados acima.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.