IPVA 2023: Primeira parcela e cota única começam a vencer neste local

Contribuintes que irão pagar a primeira parcela ou a cota única do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA 2023) têm até esta semana para realizar o primeiro depósito.

Segundo informações do governo do Distrito Federal, a data de pagamento do IPVA 2023 varia conforme o número final da placa do carro. Assim, os vencimentos aconteceram entre esta segunda-feira (13) e a próxima sexta (17).

Vale lembrar que a quitação do imposto poderá ser realizada em até seis parcelas, que devem ser pagas entre os meses de fevereiro a julho. Contudo, caso o contribuinte decida realizar o pagamento à vista, através da cota única, terá desconto de 10% no valor do IPVA.

Por outro lado, os contribuintes que optarem pelo parcelamento devem ficar atentos, pois apesar da divisão do montante ser realizada em parcelas iguais e sucessivas, o valor de cada uma delas não poderá ser menor que R$ 50. Além disso, os proprietários que forem taxados com um tributo inferior a R$ 100 terão, necessariamente, que quitá-lo através da cota única.

Como ocorrerá o pagamento do IPVA 2023 no DF?

De acordo com a Secretaria de Economia do Distrito Federal, os carnês do IPVA 2023 foram enviados para os contribuintes por correspondência diretamente para os endereços cadastrados.

No entanto, caso o contribuinte não tenha recebido o boleto, não esteja com ele em mãos no momento do pagamento ou queira emitir o próprio documento, basta acessar o Portal de Serviços da Receita do DF ou no aplicativo Economia DF.

Dessa forma, através do site, basta informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) do veículo para encontrar a versão do documento. O sistema, inclusive, oferece as opções para imprimir boleto, salvar o documento virtual, copiar o código de barras ou parcelar no cartão de crédito.

Para pagamento com cartão, o contribuinte é direcionado aos sites das empresas credenciadas para fazer o serviço. As taxas de juros deste parcelamento variam de acordo com o serviço escolhido.

Já no aplicativo Economia DF, ao informar o Renavam, o contribuinte pode copiar diretamente a linha digitável do código de barras para realizar o pagamento pelo aplicativo do banco.

Por fim, os participantes do programa Nota Legal, que fizeram indicação de créditos para desconto no IPVA, devem gerar os boletos pelo site ou pelo app para atualizar o valor final com o desconto concedido.