Saque do PIS/PASEP exigirá documentação do trabalhador que comparecer a Caixa

A partir dessa quarta-feira (15) começa a ser feito o saque do PIS/PASEP. São esperados 22,9 milhões de trabalhadores para resgatar a quantia de no máximo R$ 1.302 que será paga por intermédio da Caixa Econômica e Banco do Brasil. O cronograma de repasses que começa em fevereiro termina apenas em julho, com prazo final de saque em 28 de dezembro desse ano.

Saque do PIS/PASEP exigirá documentação do trabalhador que comparecer a Caixa
Saque do PIS/PASEP exigirá documentação do trabalhador que comparecer a Caixa (Imagem: FDR)

O saque do PIS/PASEP pode ser feito de forma presencial em uma agência da Caixa ou BB, ou de maneira digital nos canais online desses mesmos bancos. O abono salarial funciona como um 14º salário e tem poder de aumentar o poder de compra das pessoas que são consideradas como de baixa renda. Isso porque, recebem até dois salários mínimos por mês.

O ano de referência que será usado para o pagamento do abono é 2021. Isso significa que a quantia vai ser repassada para quem em 2021: recebeu até dois salários mínimos por mês, trabalhou por no mínimo 30 dias, estava atuando com carteira de trabalho assinada há pelo menos cinco anos. Também é preciso que a empresa tenha incluído o nome do cidadão no RAIS (Relação Anual de Informações Sociais).

Para entender se terá direito ao saque do PIS/PASEP em 2023, o cidadão pode fazer a consulta no App Carteira de Trabalho Digital. Nesse canal será informado se o cidadão tem direito ao benefício, qual será o valor repassado, e em qual data será possível receber.

Qual documentação para fazer o saque do PIS/PASEP

Dos 22,9 milhões de trabalhadores com direito ao saque do PIS/PASEP, ao todo, 20,4 milhões são de funcionários da iniciativa privada que receberão o PIS (Programa de Integração Social) na Caixa. Enquanto isso, 2,5 milhões são funcionários públicos que poderão sacar o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público) no BB.

As formas de saque variam em cada banco, dessa forma:

PIS – pago na Caixa Econômica

Quem não tiver o cartão de saque pode apresentar apenas o documento de identificação com foto.

PASEP – pago no Banco do Brasil

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile