De acordo com o site The Intercept Brasil, o Grupo Jovem Pan obteve um prejuízo de cerca de R$800 mil após sofrer com uma campanha de desmonetização promovida na internet. A coluna Splash do UOL teve acesso ao processo que o grupo moveu contra o Sleeping Giants. No processo, foram incluídos e-mails de diretores da empresa que lamentam a perda de anunciantes.
Anunciantes que a Jovem Pan perdeu
De acordo com a Jovem Pan, a Toyota entra entre os anunciantes perdidos. A empresa encerrou o contrato alegando que não pode ligar a marca a um “veículo relacionado a escândalos”. O e-mail enviado pela montadora diz que essa foi uma ordem direta do compliance. Sem estes anúncios, a Jovem Pan perdeu R$ 109.113,28 em faturamento.
Outra grande empresa a romper com o grupo foi a Caoa Cherry, que cancelou quatro anúncios gerando uma perda de R$728.634,00 ao grupo Jovem Pan. “Vejam o tamanho do dano”, disse um executivo da JP ao encaminhar o pedido da Caoa por e-mail.
Grupo alega perseguição
A Jovem Pan está processando o Sleeping Giants alegando ser vítima de perseguição. E empresa solicitar a remoção do conteúdo da campanha #DesmonetizaJovemPan, além de pedir que a Justiça impeça que o movimento faça novas publicações que possam afastar “antigos, atuais e futuros patrocinadores”.
É pedido pela defesa da Jovem Pan uma multa de R$20 mil por dia se o Sleeping Giants desobedecer a decisão. Os pedidos da empresa ainda não foram julgados.
O Sleeping Giants é movimento “contra o financiamento de discurso de ódio e fake news”. Um “desmonetizômetro” disponível no site da organização diz que o Sleeping Giants fez com que cerca de R$ 84 milhões deixassem de ser investidos em “portais tóxicos, conspiracionistas e antidemocráticos”.
O que diz o Sleeping Giants
Humberto Ribeiro, co-fundador e diretor jurídico do Sleeping Giants, disse através de uma nota publicada pelo UOL que a companhia não é culpada pela saída dos anunciantes e que trabalha contra a desinformação.
“O Sleeping Giants não é responsável pela fuga de anunciantes da Jovem Pan, a responsável é a própria emissora que veiculou, reiteradamente, conteúdos que conflitam com os princípios defendidos e observados por suas próprias parceiras comerciais. O Sleeping Giants é uma organização que atua de forma a dar ciência a uma empresa de que suas inserções publicitárias (ou quaisquer outras atividades) estão associadas a conteúdos desinformativos, discursos de ódio, violações aos direitos humanos ou de quaisquer outros valores universais, como a Democracia”, dizia uma parte da nota.