SiSU 2023: Instituições de ensino abrem mais de 4 mil vagas neste estado

O período de inscrições no SiSU 2023 vai de 16 a 24 de fevereiro, ou seja, ainda essa semana os estudantes já poderão acessar o sistema. Processo seletivo deve utilizar o desempenho do ENEM 2022; confira a oferta de vagas em um dos estados brasileiros.

SiSU 2023: Instituições de ensino abrem mais de 4 mil vagas neste estado
SiSU 2023: Instituições de ensino abrem mais de 4 mil vagas neste estado (Imagem: FDR)

A ansiedade está a mil entre os estudantes de todo o país, afinal, as inscrições no SiSU 2023 serão abertas nos próximos dias. O programa oferece vagas em cursos de graduação gratuitos em instituições públicas de todo o país.

A lista de aprovados através do Sistema de Seleção Unificada deve ser divulgada pelo MEC no dia 28 de fevereiro. Depois disso os estudantes devem realizar a matrícula dentro do prazo para garantir a vaga, entre os dias 2 e 8 de março, caso contrário ela será destinada à lista de espera.

Vagas do SiSU 2023 no MS

Ao todo, as universidades públicas do Mato Grosso do Sul oferecem 4.288 vagas pelo SiSU 2023; confira alguns detalhes:

  • Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS)oferta 2.100 vagas em 153 cursos, sendo 055 para o sistema de cotas e as demais para ampla concorrência
  • A Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS)oferece 1.264 vagas em 64 cursos, sendo 708 para vagas de ampla concorrência e 556 para cotas.
  • Universidade Federal da Grande Dourados(UFGD) oferta 924 vagas em 32 cursos, sendo 454 para ampla concorrência e 170 para cotas.
  • Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso do Sul (IFMS) oferece 80 vagas em dois cursos de bacharelado, sendo 40 para ampla concorrência e 40 para o sistema de cotas

O que é o SiSU?

O Sistema de Seleção Unificada (Sisu) é gratuito e gerido pelo MEC, sendo ele o responsável pelo processo de recebimento de inscrições e seleção dos aprovados.

As vagas disponíveis pelo sistema são em instituições públicas de todo o país, sendo a maioria em universidades federais.

A seleção utiliza a nota da edição do ENEM mais recente, nesse caso, de 2022.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.