O uso da nota do ENEM nas seleções para cursos de graduação começa ainda nessa segunda semana de fevereiro. Desempenho no exame pode ser utilizado em programas geridos pelo MEC e nos próprios das instituições de ensino. Veja como uma ferramenta pode te ajudar a analisar sua possibilidade de aprovação.
A partir do próximo dia 16 de fevereiro, quinta-feira, as inscrições no Sistema de Seleção Unificada (SiSU 2023) poderão ser feitas. O processo seletivo é gerido pelo MEC e utiliza a nota do ENEM, simuladores podem te ajudar a se organizar e selecionar o curso que vai concorrer nessa seleção.
Simulador SiSU 2023
O portal GZH em parceria com o Me Salva!, plataforma que auxilia os estudantes na preparação para o exame, estão oferecendo um simulador gratuito; para acessa-lo clique no link.
Você deve inserir o seu desempenho, selecionar o estado, modalidade (ampla concorrência, escola pública, PCD, entre outros) e o curso. Após isso o sistema carregará as instituições que oferecem o perfil selecionado e a nota de corte de cada uma delas.
O simulador leva em consideração a nota de corte final do processo seletivo de 2022, assim, ele serve apenas para você ter uma média das suas chances.
Quem pode participar do SiSU?
Segundo o MEC, tem direito a participação todos os estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2022, desde que tenham nota na prova de redação maior do que zero e não declararam estar na condição de treineiro ao se inscrever no Enem.
Não há restrição quanto a participação no processo seletivo, assim, mesmo que já possui diploma de nível superior poderá concorrer as vagas.
As inscrições nessa edição vão de 16 a 24 de fevereiro e o resultado da chamada única de aprovados deve ser divulgado em 28 de fevereiro. Já o período para manifestar interesse na lista de espera vai de 28 de fevereiro a 8 de março.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.