Quer ser contratado em 2023? Esta é uma das áreas que mais emprega

Em meio à tantas demissões, muita gente está se perguntando sobre qual área se especializar e buscar emprego. Confira abaixo uma área que vem chamando muito a atenção pela quantidade de novas contratações neste ano de 2023.

Num mundo cada vez mais digitalizado, o profissional de tecnologia é almejado por empresas de todos os portes, tamanhos e segmentos. Ainda que estes profissionais sejam grandes focos de contratação das empresas de tecnologia, elas não são as únicas a buscar colaboradores especializados nesse ramo.

A transformação digital chegou com força excepcional nos últimos anos e, para sobreviver, companhias de todo tipo tiveram de se adaptar. O que significa, entre outras mudanças, a atualização das equipes.

Arnóbio Morelix, co-fundador e CEO da Sirius Educação, Instituição de Ensino Superior especializada em formação na área de Ciência de Dados, com foco em metodologia prática, recursos de ponta e networking global, afirma que, com 97% de empregabilidade, a Sirius forma alunos que se encaminham dos cursos para as mais diversas empresas, e que sempre há procura por expertises inovadoras.

Para o CEO, “A digitalização abrange processos comuns a todos os segmentos. As empresas que não estão se atualizando, estão ficando para trás. Por isso, além de existirem muitas oportunidades, os profissionais estão entrando em negócios que pensam a longo prazo e costumam oferecer bons planos de carreira”.

Morelix também destaca que a base para toda atuação em tecnologia é a Ciência de Dados: “Data Science é, resumidamente, o estudo de informações através de técnicas de computação, estatística e matemática. A tomada de decisões na era da tecnologia exige um uso apropriado dos dados, desde a coleta até a análise, e bons profissionais só crescem quando conseguem entender esses conceitos e aplicá-los em sua área de atuação”, afirma.

De acordo com levantamentos da The Bridge, os cinco principais segmentos que mais buscam estes profissionais, além de Desenvolvimento de Softwares, que concentra a maior quantidade de vagas, são:

Fintech

Os serviços financeiros são utilizados diariamente de forma massiva. Por isso tantas fintechs surgem para atender necessidades variadas, como transações, contas digitais, investimentos, câmbio e muito mais.

“O nicho financeiro está em franco crescimento e nunca sai de moda. Aqui, a Ciência de Dados é proeminente nas contratações, uma vez que as fintechs lidam com dados sensíveis de seus clientes e precisam ter cuidado extra em todas as decisões internas”, afirma Morelix.

Seguradoras

A oferta de seguros de todos os tipos fazem cada vez mais sucesso. Daí surgem as plataformas digitais de seguros, as insurtechs, com todas as suas inovações.

A segurança nos sistemas dessas empresas deve ser de ponta, pela mesma razão que as fintechs: tratamento de dados sensíveis. Mas também há bastante foco na experiência do cliente e na agilidade de atendimento, de acordo com a The Bridge.

Varejo

O varejo movimenta a economia mundial como nenhum outro setor e, recentemente, tem se tornado ainda mais relevante no ambiente digital, com o crescimento do e-commerce.

Desta forma, diversos varejistas buscam por profissionais especializados em lojas virtuais, seja web ou app, e em todos os processos relacionados: design, automação, marketing digital e mais.

Logística

Junto com crescimento do e-commerce, a logística é puxada para crescer junto. As compras online trouxeram um aumento expressivo de entregas, o que causou problemas para as empresas despreparadas e oportunidades para as que se adaptaram rapidamente.

Controle sobre frotas, rotas e sistemas de transporte precisam, cada vez mais, de tecnologias para manter as entregas a nível satisfatório. É aí que os especialistas são procurados e soluções inovadoras são desenvolvidas.

Saúde

Muita gente acha que a saúde não tem grande demanda pela tecnologia. Porém, é aí que se enganam. Para diagnosticar, aprimorar o atendimento e levar as pesquisas a outro nível, a área de saúde utiliza soluções tecnológicas a todo momento.

A  busca pelo especialista em inteligência artificial é cada vez mais frequente, pelas inúmeras possibilidades de identificação de padrões, evolução de doenças e auxílio preventivo. Outro mecanismo essencial no ramo é o Big Data, uma vez que os dados são a base da pesquisa científica e de novos tratamentos.

O presente e o futuro são tech

Todos os setores têm suas demandas, e os profissionais de tecnologia são requisitados em todos. Desde na experiência dos clientes, passando pela segurança, até chegar na saúde, há inúmeras necessidades digitais atualmente, e o futuro promete ainda mais!

Morelix ainda afirma que a tecnologia tende a dominar cada vez mais processos, e o público da maioria dos segmentos tem se adaptado bem com inovações até agora. “As empresas que estão entendendo isso têm muitas chances de crescimento, e suas equipes crescem junto”, conclui Morelix.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Victor BarbozaVictor Barboza
Meu nome é Victor Lavagnini Barboza, sou especialista em finanças e editor-chefe do FDR, responsável pelas áreas de finanças, investimentos, carreiras e negócios. Sou graduado em Gestão Financeira pela Estácio e possuo especializações em Gestão de Negócios pela USP/ESALQ, Investimentos pela UNIBTA e Ciências Comportamentais pela Unisinos. Atuo no mundo financeiro desde 2012, com passagens em empresas como Motriz, Tendere, Strategy Manager e Campinas Tech. Também possuo trabalho acadêmicos nas áreas de gestão e finanças pela Unicamp e pela USP. Ministro aulas, cursos e palestras e já produzi conteúdos para diversos canais, nas temáticas de finanças pessoais, investimentos, educação financeira, fintechs, negócios, empreendedorismo, psicologia econômica e franquias. Sou fundador da GFCriativa e co-fundador da Fincatch.