MEI ganha desconto surpreendente na compra de veículos novos; entenda como solicitar

Através do abatimento com o Cadastro Nacional Pessoa Jurídica (CNPJ), o Microempreendedor Individual (MEI) pode conseguir desconto exclusivo na compra de um carro novo. Entenda em que casos o benefício pode ser acessado e o que deve ser feito para conseguir.

IPVA 2023 pode ser calculado usando a placa do veículo. Saiba como
MEI ganha desconto surpreendente na compra de veículos novos; entenda como solicitar. (Imagem: FDR)

O desconto através do abatimento com o CNPJ vai variar de acordo com as características do veículo. O valor abatido decorre da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) e pode chegar a ser de 30% do preço do carro 0km.

Com a alta nos preços do mercado, tanto dos veículos como das peças de montagem e motor, o desconto surge como uma oportunidade única para os empreendedores que sonham com a aquisição do carro. Chevrolet, Fiat, Renault e Volkswagen são algumas das marcas que concedem o pagamento extra.

MUDANÇAS NO MEI 2023: NOVO VALOR DE FATURAMENTO, DECLARAÇÃO ANUAL, NOTA FISCAL E MEI CAMINHONEIRO

Como funciona o desconto para MEI na compra de um veículo

Os descontos oferecidos vão de 2,5% até 30% no valor do carro novo, tudo depende do modelo e marca escolhidos pelo empreendedor. Não são todos os veículos que podem ser comprados com o desconto que é direito do MEI.

Como o teto de faturamento da categoria é de R$ 81 mil, o valor do carro escolhido não pode ser maior que essa quantia. Depois que a compra for efetuada, a montadora tem até dois meses para entregar o carro comprado com desconto pelo Microempreendedor.

Também há uma regra que impede o comprador de vender o carro adquirido com desconto antes do período de 12 meses. A norma evita que os MEIs usem o benefício com o intuito de comercializar os veículos. 

Documentação necessária para que o MEI consiga desconto na compra de veículo

Passo a passo para abrir um MEI

YouTube video player
Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile