Atualização do Caixa Tem surpreende seus usuários como um presente de início de ano

O Caixa Tem veio para bancarizar e facilitar a vida do cidadão de baixa renda. A plataforma está ativa desde o ano de 2020, quando foi lançada pela Caixa Econômica Federal (CEF) com o propósito de unificar os depósitos do Auxílio Emergencial

Atualização do Caixa Tem surpreende seus usuários como um presente de início de ano
Atualização do Caixa Tem surpreende seus usuários como um presente de início de ano. (Imagem: FDR)

O sucesso da plataforma foi tamanho que o Governo Federal em parceria com a Caixa Econômica decidiu manter o Caixa Tem. Hoje, a conta poupança social digital é usada para efetuar depósitos de benefícios como o abono salarial, o Fundo de Garantia por Tempo de Serviço (FGTS), o seguro-desemprego, Bolsa Família, Vale-Gás, etc.

A plataforma nada mais é do que uma conta digital gratuita de uso diário. No Caixa Tem o cliente consegue receber e mandar dinheiro via Pix e transferências, criar uma poupança, pagar contas, fazer recarga de celular, usar um cartão de débito virtual, contratar seguros, fazer empréstimos e muito mais.

No decorrer dos últimos dois anos em atuação, o Caixa Tem foi responsável por bancarizar milhares de brasileiros que viviam às margens do sistema financeiro. Este processo nada mais é do que a criação de uma conta bancária para pessoas que, por alguma razão, ainda não utilizam tais meios. 

A vantagem do Caixa Tem consiste na possibilidade de o usuário ter acesso a mais de 10 funcionalidades diferentes sem precisar pagar por nenhuma taxa de serviço. O único requisito é que se atentem aos limites de transações unitárias, diárias e mensais nos valores de R$ 600, R$ 1 mil e R$ 5 mil, respectivamente. 

Produtos e serviços do Caixa Tem 

O cliente do Caixa Tem pode acessar as seguintes ferramentas e serviços:

  • Pagar boletos online; 
  • Realizar pagamentos na Casa Lotérica; 
  • Fazer recarga de telefone celular vinculado a qualquer operadora; 
  • Contratar o Seguro Apoio Família; 
  • Obter dicas financeiras; 
  • Realizar compras online com o cartão de débito virtual;
  • Realizar compras presenciais mediante a leitura do QR Code emitido pela máquina de cartão do estabelecimento comercial;
  • Informar os rendimentos de pessoa física; 
  • Consultar o Número de Identificação Social (NIS); 
  • Consultar o Bolsa Família;
  • Receber o Seguro Desemprego; 
  • Fazer transferências via TED e DOC;
  • Fazer transferências e efetuar pagamentos com a chave PIX; 
  • Consultar o extrato de movimentação da conta poupança.

Como fazer cadastro no Caixa Tem?

Antes de mais nada, é preciso fazer o download do Caixa Tem 2023 pela Play Store ou App Store. O aplicativo funciona em qualquer lugar, até mesmo no exterior, e foi projetado para funcionar em redes 2G e áreas com conexões mais lentas ou instáveis. Com a plataforma instalada no celular, siga o passo a passo abaixo:

  • Abra o Caixa Tem e clique em “Cadastre-se e abra a sua conta”;
  • Após abrir a página de cadastro, selecione “Continuar”. Insira dados como CPF, nome completo, telefone, data de nascimento e e-mail para se cadastrar no Caixa Tem;
  • Informe uma sequência numérica de 6 dígitos nos campos “Digite uma senha” e “Digite novamente uma senha”. Lembrando que não é possível usar a data de nascimento ou CPF para ser sua chave de acesso. O sistema também não aceitará três ou mais números repetidos, ou sequenciais;
  • Depois, clique em “Não sou um robô”;
  • Acesse a caixa de entrada do e-mail cadastrado e clique no link enviado pela Caixa. Caso não tenha recebido, cheque também o Spam. Em último caso, peça para que o sistema reenvie o e-mail;
  • Após validação, abra o Caixa Tem novamente e faça o login com seu CPF e senha.

Atualização do Caixa Tem 

A atualização do Caixa Tem é primordial para manter todos os serviços ativos, sobretudo quando novas ferramentas são incluídas. Para tal, basta seguir este passo a passo:

  1. Acesse a loja de aplicativos do seu celular e instale a última versão do Caixa Tem;
  2. Abra o aplicativo;
  3. Faça o login utilizando o número do seu CPF e senha;
  4. Clique em “Atualize seu Cadastro”;
  5. Selecione “Entendi, vamos começar”;
  6. Verifique se os dados que aparecerem na tela estão corretos. Caso apresentem erros, edite as informações;
  7. Informe seu local de nascimento, responda algumas perguntas que serão exibidas na tela e clique em “Próximo”;
  8. Cheque os dados informados e aperte em “Continuar”;
  9. Para finalizar o processo, siga as orientações e envie as fotos do documento de identificação;
  10. Aguarde, na data determinada, o depósito do seu benefício.

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Laura Alvarenga
Laura Alvarenga é graduada em Jornalismo pelo Centro Universitário do Triângulo em Uberlândia - MG. Iniciou a carreira na área de assessoria de comunicação, passou alguns anos trabalhando em pequenos jornais impressos locais e agora se empenha na carreira do jornalismo online através do portal FDR, onde pesquisa e produz conteúdo sobre economia, direitos sociais e finanças.