Onde vai parar? Mais duas gigantes internacionais fazem demissões em massa

Parece que uma onda de demissões em massa tem atingido grandes empresas nas últimas semanas. Aparentemente apenas o setor de tecnologia seria atingido, mas, os últimos anúncios mostram que outras áreas serão atingidas também.

Onde vai parar? Mais duas gigantes internacionais fazem demissões em massa
Onde vai parar? Mais duas gigantes internacionais fazem demissões em massa(Imagem: Montagem FDR)

Parece que o mercado de trabalho está desaquecido para todos os lados, mais duas grandes empresas anunciaram demissões em massa. Inclusive, uma delas está encerrando suas atividades no país, o que deve gerar novos desligamentos em todas as unidades que continuam ativas.

Demissões em massa na Zoom

No começo dessa semana a empresa de videochamadas Zoom anunciou o corte de 15% de sua força de trabalho, o equivalente a 1.300 funcionários ao todo; o anúncio foi feito pelo diretor-executivo da empresa, Eric S. Yuan.

O representante da empresa citou a pandemia ao falar sobre essa redução.

“Nossa trajetória mudou para sempre durante a pandemia, quando o mundo enfrentou um de seus desafios mais difíceis, e tenho orgulho da maneira como nos mobilizamos como empresa para manter as pessoas conectadas”, disse o executivo.

Segundo ele, o mercado global é bastante incerto atualmente, o que faz com que ações como essa tenham que ser adotadas para garantir a continuidade do funcionamento da empresa.

“A incerteza da economia global, e seu efeito sobre nossos clientes, significa que precisamos ter um olhar duro – mas importante – para dentro de nós mesmos para que possamos enfrentar o ambiente econômico”, acrescentou ele.

Makro Atacadista encerra as atividades no Brasil

Semanas atrás a empresa noticiou a venda de 16 lojas e 11 postos de combustíveis como parte do seu processo de encerramento das atividades no país; atualmente a Makro Atacadista permanece com apenas 8 lojas em São Paulo.

Também na última terça-feira a empresa realizou uma nova rodada de desligamento dos funcionários, 123 profissionais foram demitidos e apenas os serviços essenciais seguem funcionando nas unidades.

A empresa não se manifestou publicamente sobre a situação.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.