Professores poderão ter programa habitacional exclusivo; conheça a proposta

No último governo, sob administração de Jair Bolsonaro (PL), os policiais foram beneficiados com condições diferenciadas para financiamento imobiliário. Agora, o deputado federal Rubens Otoni (PT-GO) propôs que a classe de professores sejam contemplados por meio de um programa habitacional exclusivo. Para isso, seria criado o Casa do Professor, com condições diferenciadas de financiamento.

Professores poderão ter programa habitacional exclusivo; conheça a proposta
Professores poderão ter programa habitacional exclusivo; conheça a proposta (Imagem: FDR)

O governo de Luís Inácio Lula da Silva (PT) já propôs a volta do programa Minha Casa Minha Vida, que foi substituído pelo Casa Verde e Amarela na gestão Bolsonaro. Agora, o deputado federal Rubens Otoni, sugeriu uma nova modalidade de programa habitacional nunca vista e que poderia revolucionar o atual governo. Por meio do Casa do Professor seriam beneficiados funcionários da rede pública.

Atualmente, no Brasil, os professores sofrem com a desvalorização no exercício da profissão com salário ínfimos e conseguem minimamente custear suas necessidades básicas, o que reflete diretamente na qualidade de ensino dentro das salas de aula”, defendeu Otoni.

Em justificativa ao projeto de criação do programa habitacional para professores, o deputado diz que ter segurança residencial “refletiria diretamente nas salas de aula”. Isso porque, a conquista da casa própria, segundo Rubens, traz estabilidade e segurança para essa classe de servidores.

Como funcionaria o programa habitacional para os professores

Segundo o texto do projeto que cria o Casa do Professor, a Caixa Econômica Federal será responsável pela gestão operacional do programa e dos recursos orçamentários a ele destinados. Também seria disponibilizada a contratação por meio de cooperativas de crédito, desde que essa instituição fosse credenciada.

Regulamento tratará das condições para a participação no programa, os prazos para financiamento, os limites de recursos orçamentários e as faixas de subvenção econômica e de remuneração. Estados e municípios poderão apoiar a implantação do programa”, cita a Agência Câmara de Notícias.

O texto não foi específico em informar quais serão os benefícios do novo programa habitacional que deve contemplar os professores. Acredita-se, porém, que esse público deve ser incluso no Minha Casa Minha Vida ou receber condições de financiamento diferenciados, como: juros mais baixos, maior prazo de pagamento, contratação exclusiva.

Lila CunhaLila Cunha
Formada em jornalismo pela Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) desde 2018. Já atuou em jornal impresso. Trabalha com apuração de hard news desde 2019, cobrindo o universo econômico em escala nacional. Especialista na produção de matérias sobre direitos e benefícios sociais. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com