Os três processos seletivos são realizados pelo Ministério da /educação (MEC) de forma virtual. O Prouni, Fies e SiSU utilizam a nota do Exame Nacional do Ensino Médio de edições diferentes. Confira a qual grupo é destinado cada um deles.
A nota do Exame Nacional do Ensino Médio é importante para os estudantes de todo o país, afinal, com ela é possível conquistar uma vaga em um curso de graduação. Programas como o Prouni, Fies e SiSU possibilitam essa entrada no ensino superior e possuem gratuidade na participação.
Ou seja, você se inscreve nas seleções sem pagar nada por isso, independente de qual dos três programas você escolher.
Critérios do Prouni, Fies e SiSU
Para concorrer as vagas do Programa Universidades Para Todos é necessário ter renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa, para bolsa integral; ou de até 3 salários mínimos por pessoa para bolsa parcial.
Além disso, é necessário se encaixar em uma das seguintes condições:
- Ter cursado o ensino médio em escola pública, como bolsista ou pagante na rede privada.
- Seja pessoa com deficiência
- Seja professor da rede pública de ensino, exclusivamente para os cursos de licenciatura e pedagogia
Para os estudantes pagantes das escolas particulares participarem é necessário que atendam aos critérios de renda familiar mensal.
Já no Fundo de Financiamento Estudantil é possível participar aqueles que fizeram o ENEM a partir de 2010 e obtiveram média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 pontos e nota superior a 0 na redação.
Além disso, é necessário ter renda familiar mensal bruta até 3 salários mínimos por pessoa.
No caso do Sistema de Seleção Unificada é necessário ter feito o ENEM de 2021 ou 2022 e obtido nota maior do que zero na redação; também é necessário não ter feito o exame na condição de treineiro.
O SiSU e o FIES permitem a participação de pessoas que já possuem curso de nível superior, enquanto no Prouni ela é poibida.
Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.