INSS encerra os pagamentos de janeiro; veja até quando sacar seu benefício

Terminou na última terça-feira, 7 de fevereiro, o calendário de pagamentos do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) referente ao mês de janeiro. Como de costume, o cronograma inicia na última semana do mês e por isso acaba percorrendo até a primeira semana do mês seguinte. A cada dia um novo grupo recebe, dando prioridade aos que têm salário igual a R$ 1.302 que é o piso. 

INSS encerra os pagamentos de janeiro; veja até quando sacar seu benefício
INSS encerra os pagamentos de janeiro; veja até quando sacar seu benefício (Imagem: FDR)

É de costume que os grupos de beneficiados que têm direito de receber o piso do INSS acessem o seu salário primeiro. Em seguida, vão recebendo aqueles cujo benefício vai até o teto, o que em 2023 significa R$ 7.507,49. A organização prevê beneficiar primeiro quem tem baixos salários, porque entende-se que essas pessoas necessitam mais de ajuda.

A ordem do calendário ainda segue o último dígito do número do benefício, aquele que antecede o hífen. Por exemplo: 123456789-0, o aposentado que tem uma numeração como essa deve usar como referência o número 9, porque fica antes do hífen. Dessa forma, a cada dia um novo grupo é contemplado.

Para consultar qual o número do seu benefício, basta visualizar no cartão de saque ou no aplicativo Meu INSS. No aplicativo também é possível acompanhar o calendário de pagamentos, e na mesma aba de “Extratos” acessar os valores a serem depositados na conta de recebimento da pensão ou aposentadoria.

Qual prazo para saque do benefício do INSS?

O que muitas pessoas podem não conhecer é que existe um prazo determinando até quando o salário do INSS pode ser recebido na conta. Caso contrário, a quantia volta para o banco e o cidadão perde o direito de acessá-la, porque entende-se que ele não tem interesse pelo recebimento do benefício.

A mensagem do governo federal a respeito desse prazo é a seguinte:

O Instituto Nacional do Seguro Social alerta aos segurados que fiquem atentos ao prazo para sacar os benefícios na rede bancária: se não forem sacados até 60 dias após a data marcada para o seu pagamento são devolvidos pelo banco ao INSS.

Caso tenham perdido seu cartão de saque, ou algum problema de acesso tenha ocorrido com a sua conta, a orientação é que procurem presencialmente a agência do banco que recebem o seu salário. Os funcionários do local ajudarão a solucionar qualquer questão.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]