Os proprietários de imóveis de uma das principais capitais do país têm até a próxima quarta-feira (8) para realizar o pagamento antecipado do IPTU 2023 e aproveitar os descontos disponibilizados pela prefeitura da capital gaúcha.
De acordo com a autoridade fiscal de Porto Alegre, até a segunda-feira (6), cerca de 185 mil guias do IPTU 2023 já haviam sido quitadas. Vale lembrar que as guias podem ser emitidas de forma online ou em um dos 20 postos de atendimento.
Este número revelado pela prefeitura da capital gaúcha representa pouco mais de 23% do total. Dessa forma, o valor arrecadado pela cobrança do imposto juntamente aos proprietários de imóveis na cidade já é de R$ 224 milhões.
“O desconto neste ano está muito atrativo e a gente acredita que, por este motivo, muitos contribuintes estão pagando de forma antecipada”, explica o secretário-adjunto da Secretaria Municipal da Fazenda, Jonas Machado.
As guias do IPTU em Porto Alegre começaram a ser emitidas já no dia 2 de janeiro. Neste ano, a prefeitura da capital gaúcha decidiu fazer com que os documentos não sejam mais enviados à casa do contribuinte. Dessa forma, quem tiver dificuldades em acessar o site da autarquia para retirar o boleto poderá requerer atendimento presencial em um dos postos espalhados pela cidade.
O pagamento do IPTU 2023 em Porto Alegre
Vale lembrar que quem pagar o IPTU antecipado ou através da cota única, poderá receber uma redução no valor total do imposto de 5%, podendo ampliar seguindo condições colocadas pelo fisco porto alegrense e chegar a um abatimento de até 12%.
Caso não possuam dívidas com a prefeitura, as pessoas jurídicas da capital recebem mais 4% de desconto, já as pessoas físicas ficam com 3% de redução. Além disso, caso coloquem o CPF na Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e), o contribuinte poderá acumular mais descontos, confira abaixo:
- De uma a seis notas fiscais: 1%;
- De sete a 18 notas fiscais: 2%;
- Acima de 18 notas fiscais: 3%.
Quem optar pelo parcelamento do valor total do IPTU não terá direito ao desconto antecipado. Assim, essa parcela da população começará a ter a possibilidade de emitir os seus boletos no dia 16 de fevereiro.
O parcelamento máximo em Porto Alegre acontecerá em até 10 vezes sem juros, com a primeira parcela com vencimento no dia 8 de março. Caso deseje receber as guias de forma automática, o contribuinte poderá cadastrar o seu e-mail no site da prefeitura.