IPTU 2023: Moradores desta capital precisam pagar primeira parcela ainda hoje

Os proprietários de imóveis de uma das principais capitais brasileiras têm até esta terça-feira (7) para realizar o primeiro pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2023).

IPTU 2023: Moradores desta capital precisam pagar primeira parcela ainda hoje (Imagem: FDR)

De acordo com as regras impostas pela Prefeitura do Rio de Janeiro, a quitação do IPTU 2023 pode ser realizada à vista, através da cota única, o que prevê um desconto de 7% no valor total a ser pago no tributo, mesmo percentual que foi concedido em 2022.

Entretanto, para os contribuintes que não consigam efetuar a quitação através da cota única, também há a possibilidade de realizar o pagamento parcelado. Dessa forma, o contribuinte poderá diluir o valor em até 10 mensalidades, mas perderá o desconto concedido pela autarquia municipal. Assim, para quem optar por parcelar, os depósitos se estenderão entre fevereiro e novembro.

LEIA MAIS: IPTU Rio de Janeiro 2023: Consulta de Valores, Datas e 2ª Via de Pagamento

Como acessar o IPTU 2023 no Rio?

As guias físicas para o pagamento do IPTU no Rio de Janeiro começaram a ser enviadas aos domicílios dos contribuintes e entregues pelos Correios no mês de janeiro. Além disso, quem deseja emitir o boleto em meio digital pode fazer a partir do site da Prefeitura ou pelo aplicativo do Carioca Digital, que possibilita quitar os valores pelo celular.

Vale lembrar a necessidade de se ficar atento ao formato do tributo, que está sendo disponibilizado como carta com uma única folha. Assim, o documento possui dois códigos de barras – um para pagamento da cota única, e outro para quitação da primeira parcela.

Além disso, a Prefeitura também disponibiliza a Central 1746 para o esclarecimento de dúvidas sobre a cobrança do imposto predial. Já quem precisar de atendimento presencial, pode procurar um dos quatro postos da autarquia municipal, que ficam localizados nos endereços abaixo:

Por fim, o município também faz um alerta para que contribuintes fiquem atentos a tentativas de golpes que estão sendo aplicadas na internet. Sites falsos e números de telefone enviam mensagens a contribuintes solicitando dados pessoais para emissão de boletos falsos.

Dessa forma, a Secretaria Municipal de Fazenda e Planejamento salienta que não envia comunicações ou boletos de pagamento aos contribuintes via whatsapp ou SMS.

YouTube video player
Sair da versão mobile