Herdeiro deste grande banco processa própria mãe e irmãos por motivo inusitado

O espólio da herança de um bilionário banqueiro brasileiro, deverá ser dividido nos tribunais. Um dos filhos processou a mãe e seus dois irmãos em meio a uma disputa pelos bens do seu falecido pai. A ação foi ajuizada na última segunda-feira na Suprema Corte do Estado de Nova York.

Herdeiro deste grande banco processa própria mãe e irmãos por motivo inusitado (Imagem: FDR)

No processo, Alberto Safra acusa seus familiares de diluir a participação dele de maneira proposital na holding do banco Safra em um esforço para retirá-lo do império construído pela família.

Assim, Alberto afirma na ação que sua mãe, Vicky Safra, e os irmãos Jacob e David Safra estariam envolvidos em atos de improbidade corporativa para prejudicar deliberadamente os interesses dele na empresa.

“Em razão de atos ilegais e agressivos praticados por seus irmãos, Alberto Safra não teve alternativa senão ingressar com ação judicial na Suprema Corte de Nova York para proteger os seus direitos. É lamentável que David e Jacob Safra tenham tomado tais ações ilegais. Por meio da ação judicial, Alberto Safra busca a proteção dos seus direitos”, afirmou a defesa de Safra em nota.

A saída de Alberto do banco Safra

A divisão familiar se iniciou em 2019, quando devido a uma disputa com o seu irmão mais novo, David, Alberto renunciou ao seu cargo no conselho de administração do Safra, em novembro de 2019.

Dois anos depois, em 2021, Alberto e a família chegaram a se aproximar de um acordo sobre o testamento de seu pai, de modo a evitar uma guerra judicial por conta da fortuna de quase 15 bilhões de dólares deixada por Joseph Safra.

A família Safra, por sua vez, afirmou que poucos meses após receber doação dos pais como antecipação de sua herança, Alberto deixou o Banco Safra sem atender aos apelos feitos pelo seu pai e iniciou seu negócio.

Os herdeiros do banco Safra ainda afirmaram que Joseph na época conversou com diversos executivos solicitando que não acompanhassem Alberto, já que se tratava de uma afronta a ele próprio.

“Após diversas recusas de Alberto de mudar seus planos, Joseph o deserdou e tomou medidas naquele momento. (…) A família lamenta o caminho adotado por Alberto, que primeiro atentou contra o pai em vida e agora o faz contra sua memória, e refuta suas alegações”, concluiu o comunicado.