PIS/PASEP não será pago para TODOS os trabalhadores em fevereiro

Embora o calendário do PIS/PASEP tenha sido programado para começar a fazer os repasses em fevereiro, quem vai receber a quantia precisa entender que não são todos os grupos que terão acesso ao valor nesse mês. O cronograma fará a distribuição do abono entre os meses de fevereiro e julho desse ano, limitando o saque a dezembro.

PIS/PASEP não será pago para TODOS os trabalhadores em fevereiro
PIS/PASEP não será pago para TODOS os trabalhadores em fevereiro (Imagem: FDR)

A Caixa Econômica será o banco responsável por fazer os depósitos para trabalhadores da iniciativa privada. Enquanto o Banco do Brasil vai pagar os funcionários públicos. O abono do PIS/PASEP será repassado com base no mês de nascimento na Caixa, e conforme o final do benefício por meio do BB.

A quantia que ficou limitada a R$ 1.302, tendo o mínimo de R$ 108,50, acompanha o salário mínimo do país. Para receber é preciso que o trabalhador tenha atuado por pelo menos 30 dias com carteira assinada em 2021. Além de ter recebido no máximo dois salários mínimos por mês.

Também exige-se que o cidadão esteja trabalhando há no mínimo cinco anos com carteira assinada, quando foi emitido o número do PIS/PASEP. É importante relembrar que todos esses requisitos precisam ter sido cumpridos no ano de 2021 que é o ano base do programa.

Calendário do PIS/PASEP em 2023

O calendário do PIS/PASEP paga o abono em fevereiro para nascidos em janeiro e fevereiro, no caso do PIS. E liberado para quem tem o número de benefício com final 0 e tem direito ao PASEP. A data final para recebimento da quantia é 28 de dezembro.

O saque é feito em uma agência bancária das instituições mencionadas, ou nos canais online desses bancos.

Trabalhadores da iniciativa privada (PIS):

Servidores públicos (Pasep):

Lila CunhaLila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: lilacunha.fdr@gmail.com
Sair da versão mobile