Precisa fazer solicitação para sacar o PIS/PASEP? Veja como acessar a quantia

Faltam poucos dias para que a Caixa Econômica e o Banco do Brasil passem a liberar o saque do PIS/PASEP. O calendário prevê o início dos recebimentos para 15 de fevereiro com término marcado para julho. Nesse período os cidadãos terão que comparecer até uma agência para receber a quantia, ou fazer o saque online. Entender como esse sistema funciona antes de ir ao banco.

Precisa fazer solicitação para sacar o PIS/PASEP? Veja como acessar a quantia
Precisa fazer solicitação para sacar o PIS/PASEP? Veja como acessar a quantia (Imagem: FDR)

O pagamento do PIS/PASEP acontece todos os anos, a ideia é liberar até um salário mínimo para os trabalhadores que são considerados como de baixa renda. Nesse momento essas pessoas ganham o direito de receber uma espécie de 14º salário para usar como desejarem, e ainda conseguem movimentar a economia do país.

Cabe a Caixa Econômica pagar os funcionários da iniciativa privada por meio do PIS (Programa de Integração Social). E ao Banco do Brasil fazer o depósito dos funcionários públicos que recebem o PASEP (Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público).

Na prática, apenas o banco e o critério para ordem do calendário são diferentes, as exigências para receber e as formas de saque do PIS/PASEP são iguais. O abono salarial é pago de acordo com os meses trabalhados em 2021, isso significa que esse é o ano-base a ser considerado.

Preciso pedir o PIS/PASEP para fazer o saque?

Não! Aqueles que têm direito ao PIS/PASEP não precisam fazer o pedido pelo abono salarial. Usando como referência os dados dos funcionários enviados pela empresa por meio do RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), o governo federal vai selecionar aqueles que têm direito ao benefício.

Nesse ano de 2023, tratam-se de: pessoas que trabalharam por no mínimo 30 dias em 2021, receberam no máximo dois salários mínimos por mês, e trabalham com carteira assinada há no mínimo cinco anos. Essas pessoas serão as contempladas.

A partir disso, cabe ao banco liberar o pagamento de no mínimo R$ 108,50 e no máximo R$ 1.302 para os beneficiados. Quem ainda tem dúvida se vai receber, pode fazer a consulta no aplicativo Carteira de Trabalho Digital. Basta filtrar a pesquisa pelo ano-base de 2021.

Formas de saque do PIS/PASEP

Tendo direito ao abono e seguindo o calendário, o saque acontece da seguinte forma:

  • Agências bancárias – apresentando documento com foto nos guichês de atendimento;
  • Casas lotéricas para quem recebe o PIS;
  • Correios para quem recebe o PASEP;
  • Caixa Tem para funcionários privados;
  • Internet banking do Banco do Brasil para correntistas;

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]