Haddad toma importante decisão envolvendo o futuro do FIES

Medida do Ministro da Fazenda deve viabilizar a continuidade do FIES e aumentar a oferta de vagas. Inadimplência no programa é considerada alta, o que levanta a discussão sobre o futuro do Fundo de Financiamento Estudantil.

Haddad toma importante decisão envolvendo o futuro do FIES
Haddad toma importante decisão envolvendo o futuro do FIES(Imagem: FDR)

Atualmente cerca de 2 milhões de pessoas estão inadimplentes com o FIES, ou seja, com mais de 90 dias de atraso nos pagamentos. Essa situação veio após um “boom” de contratos firmados em 2014, 732 mil ao todo. Uma fala recente do ministro da Fazenda pode dar uma esperança para quem temia quanto a continuidade do programa.

Fies encerrado?

Para o Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, o programa não deve ser encerrado tão cedo, isso porque o ministro autorizou o repasse de R$ 500 milhões para o Fundo de Garantidor do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Esse fundo é utilizado quando, após concluir a formação, o usuário fica inadimplente por mais de 360 dias.

Essa ação deve viabilizar a continuidade do programa em casos em que o estudante não consegue pagar as parcelas.

A ideia é investir até R$ 3 bilhões no fundo e as instituições e mantenedoras também poderão participar dele.

O FIES vale a pena?

Apesar de todo o processo envolvido na contratação do financiamento, com a aprovação através da nota do ENEM, validação de informações junto à instituição e ao banco, o FIES é sim um programa de vale a pena.

Um dos grandes motivos para isso é a possibilidade de conseguir juros 0, o que pode ser muito difícil em outros financiamentos.  Outro ponto que pode atrair muitos usuários é o tempo limite de 14 anos para quitação total da dívida.

Além disso, descontos podem ser conseguidos para o pagamento integral ou para a redução do número de parcelas.

“A lógica do programa continua correta. É aquilo: eu vou te emprestar um dinheiro agora e depois que você se formar, quando tiver mais condições, você vai conseguir me pagar”, afirma Rodrigo Capelato, diretor executivo e assessor para assuntos econômicos do Semesp (entidade que representa mantenedoras de ensino superior do Brasil).

As inscrições no FIES 2023 devem ficar abertas entre 7 e 10 de março.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.