Fies faz ações da Cogna (COGN3) subirem 10%. Entenda o motivo

Ações da área de educação subiram mais de 10% na última terça-feira e o Fies tem responsabilidade nesse acontecimento. Programa proporciona que estudantes contratem financiamento estudantil com juros mais baixos e possam cursar o nível superior em instituições particulares.

Fies faz ações da Cogna (COGN3) subirem 10%. Entenda o motivo
Fies faz ações da Cogna (COGN3) subirem 10%. Entenda o motivo (Imagem: FDR)

Na última terça-feira, 31, as ações da área de educação chamaram a atenção na Bolsa de Valores do Brasil e o FIES teve participação. Quatro grupos se destacaram, entre eles a Cogna, que teve a recomendação elevada para “neutra” no dia anterior pelo Bradesco BBI.

Subida das ações da área de educação

Na ocasião as ações da Cogna (COGN3) fecharam em alta de 10,19%; seguida da Ânima (ANIM3) que subiu 8,3%, a Yduqs (YDUQ3) e a Ser Educacional (SEER3) subiram 7% e 13%, respectivamente.

Em relação a Cogna, para o Bradesco BBI existe uma perspectiva de ganhos mais à frente para a empresa; no entanto, o valuation (valoração da empresa) ainda é baixo com as ações sendo negociada a R$ 2,41.

“Entendo que é um movimento do setor, não só de Cogna. O setor ficou bastante para trás, mas têm saído alguns dados que favorecem o segmento, principalmente no que se refere ao estudo a distância, que tem crescido”, afirma Rafael Maluly Bombini, assessor da DOM Investimentos.

Fies e valorização das ações na Bolsa de Valores

O Fundo de Financiamento Estudantil tem grande responsabilidade nessa valorização das ações educacionais, pois, ela aconteceu depois de ser anunciado que a União investirá R$ 500 milhões no FIES.

Isso impacta as instituições particulares porque o financiamento é feito justamente para cursos não públicos.

Inclusive, a Cogna acredita na possibilidade de criação de um programa voltado ao ensino a distância, o que deve valorizar ainda mais a empresa.

O repasse foi autorizado por portaria assinada pelo Ministro da Fazenda, Fernando Haddad, publicada na última segunda-feira, 30, e publicado no Diário Oficial da União.

As inscrições no Fies 2023 poderão ser feitas entre os dias 7 e 10 de março, com uso da nota do Enem a partir da edição de 2010.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.