CNH mais cara! Preço para tirar e renovar a habilitação é reajustado no Detran

Emitir a CNH (Carteira Nacional de Habilitação) não é um processo gratuito, e nem um processo simples. Existem pelo menos seis fases que precisam ser ultrapassadas pelo cidadão interessado em se habilitar a condução. A cada fase existe um custo, e quando há reprovação é necessário arcar com um novo processo. A renovação do documento também gera custos. 

CNH mais cara! Preço para tirar e renovar a habilitação é reajustado no Detran
CNH mais cara! Preço para tirar e renovar a habilitação é reajustado no Detran (Imagem: FDR)

Para os moradores do estado de Minas Gerais, sudeste brasileiro, tanto a emissão da primeira via da CNH como a renovação ficaram mais caros em 2023. A informação foi confirmada pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito), e segundo o órgão acompanha a alta da inflação no país medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)

O aumento foi publicado no site do governo de Minas Gerais, e será relativo aos custos para os exames de aptidão, sendo eles: exame médico e psicológico. Esses processos são obrigatórios tanto para quem deseja emitir o documento pela primeira vez, como para aqueles que precisam renovar a habilitação.

O pagamento dessa taxa é feito diretamente nas clínicas credenciadas pelo Detran, onde o condutor deve ser examinado. Esse é apenas um dos processos que envolvem a autorização da CNH, ainda é preciso arcar com os custos da auto escola, prova teórica e prática, entre outros.

Novo valor para emitir ou renovar a CNH

No caso da renovação da CNH, o processo é feito por meio do Detran, quando o motorista solicita que o documento seja atualizado. Mas é preciso passar por exame médico para garantir que a saúde está em dia e que conseguirá conduzir os veículos aos quais foi habilitado.

Nesse momento, será preciso agendar a consulta em uma clínica credenciada e indicada pelo Detran. O mesmo vale quando o documento for expedido pela primeira vez. Para esses dois casos, houve alteração de valor que vai influenciar no total a ser pago pelo documento. 

  • Exame médico e psicológico: passou de R$ 169,28 para R$ 200,20.

O novo valor começou a ser cobrado nas clínicas credenciadas em 1º de fevereiro desse ano. O reajuste foi de 18%, e segundo o Detran a tabela não era atualizada desde 2018.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Lila Cunha
Autora é jornalista e atua na profissão desde 2013. Apaixonada pela área de comunicação e do universo audiovisual. Suas redes sociais são: @liilacunhaa, e-mail: [email protected]