Enem 2024 vai mudar e você precisa conferir todos os detalhes para se dar bem

Estudantes que estão cursando o ensino médio devem ficar de olho para as novidades dos próximos anos. O Enem 2024 será diferente, como vinha sendo anunciado há algum tempo e a preparação para essa mudança começa muito antes do último ano do ensino médio.

Enem 2024 vai mudar e você precisa conferir todos os detalhes para se dar bem
Enem 2024 vai mudar e você precisa conferir todos os detalhes para se dar bem (Imagem: FDR)

Há algum tempo o Exame Nacional do Ensino Médio se tornou uma prova importantíssima para estudantes de todo o país, afinal, com a nota é possível concorrer a vagas em cursos de graduação. Acontece que o Enem 2024 passará por uma espécie de reformulação.

A mudança já vinha sendo noticiada, inclusive aqui no FDR, e deve acompanhar as alterações que os estudantes que estão no ensino médio já vem vivenciando nos últimos anos.

Novo Enem

Desde o ano de 2020 o novo ensino médio começou a ser implementado no país.

Primeiro para os estudantes da 1ª série do ensino médio, depois da 2ª e agora, em 2023 para quem está no último ano dessa etapa.

O novo ensino médio passou a ser adotado tanto nas escolas públicas quanto nas privadas.

É justamente essa mudança que afetará o Exame Nacional do Ensino Médio, que deve mudar a partir do próximo ano, quando todas as séries do ensino médio já estão dentro do novo modelo de educação.

Confira as mudanças divulgadas pelo Ministério da Educação adotadas a partir do Enem 2024:

  • A primeira prova passará a conter questões sobre os assuntos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) mais uma Redação;
  • A segunda prova será formada por questões relacionadas aos itinerários formativos e com foco em quatro eixos estruturantes: investigação científica, processos criativos, mediação e intervenção sociocultural e empreendedorismo.
  • Presença de questões dissertativas, as chamadas questões abertas

Nesse último caso o MEC ainda não informou como serão cobrados os conteúdos ou o padrão adotado para as perguntas.

Esse novo modelo de exame fará com que a preparação dos estudantes acebe sendo também diferente, afinal, ele precisará permanecer com focos específicos. Isso deve fazer com que diversos cursos preparatórios reformulem a forma de ensino.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Já atuei como professora de língua portuguesa e corretora textual. A produção de texto sempre foi minha paixão, foi na redação do FDR que me encontrei como profissional, por isso me dedico ao meu trabalho e, em busca de oferecer o meu melhor na produção de conteúdo do FDR tenho realizado cursos como o de UX Writing para Transformação Digital, Comunicação Digital e Data Jornalismo: Conceitos Introdutórios e o curso de Produção de Conteúdos Digitais.