SiSU 2023: Mais de 226 mil vagas estão disponíveis. Confira como se inscrever

Faltam pouco mais de 15 dias para a abertura das inscrições no SiSU 2023 que utilizará a nota do ENEM 2022 para selecionar estudantes. O Ministério da educação divulgou o quantitativo de vagas dessa edição; confira.

SiSU 2023: Mais de 226 mil vagas estão disponíveis. Confira como se inscrever
SiSU 2023: Mais de 226 mil vagas estão disponíveis. Confira como se inscrever (Imagem: FDR)

Tá sonhando em iniciar um curso de graduação nesse ano? Então, o SiSU 2023 pode ser a sua oportunidade, a edição terá 226.399 mil vagas em 128 instituições públicas, sendo 63 universidades federais. Ao todo, são 6.402 cursos de graduação, incluindo opções bastante concorridas como medicina, direito e engenharias.

Consulta de vagas do SiSU 2023

Além de informar o número total de vagas, o MEC também já disponibilizou a consulta de vagas, que pode ser feita através do site do programa. Conferir as instituições que oferecem o seu curso dos sonhos com antecedência te possibilita uma melhor organização, pois, você pode observar a logística, caso precise se mudar, pesquisar sobre a nota de corte de edições anteriores.

No portal também é possível acessar todos os Termos de Adesão ao SiSU 2023, o documento é importante porque nele é possível conferir a nota mínima que cada instituição estabeleceu para os cursos.

Os candidatos poderão fazer a inscrição entre o dia 16 e 24 de fevereiro; já o resultado da chamada regular será divulgado no dia 28 do mesmo mês.

SiSU

O Sistema de Seleção Unificada ou simplesmente SiSU é o sistema informatizado do MEC; nele as instituições públicas de ensino superior (municipais, estaduais ou federais) oferecem vagas aos participantes do ENEM.

Na inscrição cada candidato pode selecionar duas opções, sendo a primeira a sua prioridade.

Para participar, será exigido que o candidato tenha realizado o Enem de 2022, obtido nota superior a zero na prova de redação e não tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio na condição de treineiro.

Além dos treineiros, não há outras restrições quanto a participação.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.