URGENTE! 13º salário do INSS sofre mudanças e calendário já foi liberado

Nos últimos três anos, os aposentados e pensionistas do INSS receberam um adiantamento do 13º salário. A medida foi adotada em razão da pandemia de Covid-19 e os seus efeitos econômicos na sociedade. Em 2023, o depósito do abono salarial seguirá outra lógica.

INSS 2023: Como ficam os benefícios com o novo valor do salário mínimo?
URGENTE! 13º salário do INSS sofre mudanças e calendário já foi liberado. (Imagem: FDR)

É importante lembrar que a decisão de antecipar o pagamento do décimo terceiro foi tomada durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro. Agora, sendo o primeiro ano do novo governo Lula, a tendência é que a logística mude.

Até o momento, não houve pronunciamento oficial do Governo Federal ou do órgão previdenciário sobre um possível adiantamento. Entre 2020 e 2022, o 13º salário foi depositado integralmente nas contas dos beneficiários logo no primeiro semestre do ano.

O mais provável é que, este ano, o INSS volte a seguir o que determina o Decreto 10.410 de junho de 2020, que estabelece o pagamento do décimo terceiro previdenciário em duas parcelas. A primeira, correspondente a 50% do valor do benefício, deve ser depositada no mês de agosto junto com o salário regular do mês.

A segunda parcela deve ser paga no final do ano, junto com o depósito de novembro. O segundo e último pagamento do abono anual corresponde à diferença entre o valor total do 13º salário e o valor da primeira parcela.

COMO FAZER A REVISÃO DA VIDA TODA DO INSS? VEJA O PASSO A PASSO E COMO FUNCIONA EM 2023

Quando o INSS vai pagar o 13º salário de 2023?

Como a autarquia já divulgou o calendário com as datas de pagamento de todo o ano de 2023, já é possível saber quando o décimo terceiro pode entrar na conta. Caso siga o decreto citado anteriormente, as duas parcelas do abono serão depositadas junto com os benefícios de agosto e novembro. Confira a seguir as datas de pagamento referentes a esses dois meses.

Calendário da primeira parcela do 13º salário para quem recebe um salário mínimo do INSS

Calendário da primeira parcela do 13º salário para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS

Calendário da segunda parcela do 13º salário para quem ganha um salário mínimo do INSS

Calendário da segunda parcela do 13º salário para quem ganha mais que um salário mínimo do INSS

Emília PradoEmília Prado
Jornalista graduada pela Universidade Católica de Pernambuco. Tem experiência com redação publicitária e jornalística, com passagem pelo Diario de Pernambuco e Sistema Jornal do Commercio de Comunicação. No portal FDR, é redatora na editoria de renda e direitos sociais.
Sair da versão mobile