SiSU 2023: MEC divulga calendário. Confira datas importantes

Edital do SiSU 2023 foi publicado na última semana e apresenta o calendário completo da seleção. Estudantes poderão concorrer as vagas em instituições públicas de todo o país. Saiba mais sobre esse processo seletivo.

SiSU 2023: MEC divulga calendário. Confira datas importantes
SiSU 2023: MEC divulga calendário. Confira datas importantes (Imagem: Montagem FDR)

Fevereiro se aproxima e a expectativa entre os estudantes de todo o país só aumenta, afinal, é o mês de divulgação do resultado do ENEM 2022 e de abertura das inscrições no SiSU 2023. Processo seletivo que oferece vagas em cursos de graduação públicos tem como única restrição a participação de treineiros do Enem, que não podem concorrer em nenhum programa gerido pelo MEC.

O Sistema de Seleção Unificada já se tornou a principal porta de entrada no ensino superior público, substituindo o vestibular em diversas universidades e institutos.

Calendário do SiSU 2023.1

  • Inscrições:16 a 24 de fevereiro
  • Resultado da chamada única:28 de fevereiro
  • Prazo para participar da lista de espera:28 de fevereiro a 8 de março

Vale lembrar que, diferente de outros programas, o SiSU realiza apenas uma chamada de aprovados, após isso é aberta a lista de espera e as universidades/institutos podem fazer convocações.

Quem pode concorrer ás vagas do SiSU 2023?

Tem direito de participar do Sistema de Seleção Unificada apenas quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 e que obteve nota acima de zero na prova de redação, e não tenha participado do referido Exame na condição de “treineiro”.

Cada candidato pode escolher até 2 opções de curso, sendo a primeira a prioridade dele.

Conheça o SiSU

O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) é gerido pelo MEC e reúne em um único sistema eletrônico as vagas ofertadas por instituições públicas de ensino superior de todo o Brasil.

O número de vagas ofertadas através do programa nessa edição não foi divulgado; em 2022, foram ofertadas 65.932 vagas em 2.043 cursos de 73 instituições de ensino superior.

A seleção do SiSU é feita com a nota da edição mais recente do Exame Nacional do Ensino Médio.

As inscrições poderão ser feitas pelo portal Acesso Único.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.