Nubank lança novidade que vai revolucionar a forma como você lida com suas finanças

Na última semana, o Nubank lançou uma nova funcionalidade onde é possível verificar o saldo de outros bancos diretamente no aplicativo da fintech. Esta novidade foi possível graças ao open finance e vai facilitar a vida dos clientes do banco digital.

Neste primeiro momento, a novidade ainda está sendo testada e apenas 300 mil membros da NuCommunity tiveram acesso a ela. Caso os testes sejam bem sucedidos, a novidade será disponibilizada de maneira gradual para todos os clientes ainda neste primeiro trimestre do ano.

Desde que o Nubank passou a integrar o sistema do open finance, o banco digital já teve cerca de 3 milhões de autorizações de compartilhamento de dados de forma voluntária. A autorização é realizada diretamente no aplicativo do Nubank e também no banco que deseja compartilhar. É necessário autorização para compartilhar e para receber as informações.

Como compartilhar informações no Nubank 

  • Entre no aplicativo e vá no perfil de usuário;
  • Escolha a opção a “Opção open finance”;
  • Clique em “Continuar”, em seguida “Compartilhar”
  • Selecione a instituição que gostaria de compartilhar os dados e confirme;
  • Quando for direcionado para a instituição selecionada, confirme a operação;
  • Espere a mensagem de confirmação que dirá que seus dados foram compartilhados.

O Nubank é uma empresa startup brasileira pioneira no segmento de serviços financeiros, atuando como operadora de cartões de crédito e fintech com operações no Brasil, sediada em São Paulo em 2013 por David Vélez, Cristina Junqueira e Edward Wible.

Open Finance

O Open Finance é a etapa que vem após a consolidação do Open Banking no Brasil, plataforma tecnológica que irá conectar todo o sistema financeiro. Desta forma, Open Banking e Open Finance são complementares para que a revolução no sistema bancário aconteça.

Através deste sistema, os clientes passam a ter a posse de seus dados bancários podendo os compartilhar com qualquer instituição que desejar, podendo escolher ainda quais dados quer que seja compartilhado.

Por meio da interligação entre as instituições financeiras participantes e dos dados que serão compartilhados entre elas, a plataforma permitirá, por exemplo, que o consumidor consiga conectar sua conta bancária a um app que analisa sua vida financeira.

Com isso, ele pode receber dicas de investimentos, oferta de produtos, entre outras coisas.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Paulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.