SiSU 2023: MEC acaba de divulgar edital do programa. Confira o calendário e informações importantes

Estudantes já podem conferir as regras de participação do SiSU 2023 desse primeiro semestre. As inscrições no programa serão abertas já no próximo mês de fevereiro, após a divulgação do resultado do Enem 2022.

SiSU 2023: MEC acaba de divulgar edital do programa
SiSU 2023: MEC acaba de divulgar edital do programa (Imagem: FDR)

O Ministério da Educação (MEC) acaba de divulgar o edital do SiSU 2023 que traz as inscrições sobre o processo seletivo. O Sistema de Seleção Unificada oferece vagas em universidades e institutos públicos, estaduais e federais, de todo o país que fizeram a adesão.

No SiSU não há grandes restrição de participação, com isso pessoas que já possuem diploma de nível superior podem concorrer as vagas; apenas os participantes do treineiros do ENEM não podem concorrer.

SiSU 2023

Apenas quem fez o ENEM 2022 e alcançou nota superior a zero na prova de redação poderá concorrer as vagas; o programa segue o calendário abaixo:

  • Inscrições: de 16 a 24 de fevereiro
  • Divulgação do resultado: 28 de fevereiro
  • Matrícula acadêmica:  2 a 8 de março
  • Inscrição na lista de espera: de 28 de fevereiro da 8 de março de 2023

As inscrições poderão ser feitas através do portal Acesso Único/SiSU, através dos passos abaixo:

  1. Selecione a opção “Fazer inscrição” para ser redirecionado à página de login;
  2. Crie uma conta gov.br, caso seja o primeiro acesso, ou insira o seu número de Cadastro de Pessoa Física – CPF e senha, caso já possua uma conta gov.br;
  3. Retorne à página e faça o login, em caso de primeiro acesso;

Após esses procedimentos você poderá escolher o estado, instituição, modalidade da vaga e curso em que deseja se inscrever. Cada estudante deve selecionar até duas opções de curso, observando a ordem de prioridade.

Durante todo o período de inscrições os candidatos poderão trocar de curso e de instituição observando a nota de corte, essa é a menor nota para que um candidato precisa ter para se classificar dentro do número de vagas.

Lembrando que a nota de corte não garante o acesso a vaga. A consulta às vagas disponíveis nessa seleção deve ser liberada poucos dias antes da abertura do prazo de inscrição.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no Edital do SiSU 2023.1.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.