SiSU 2023: Esta universidade abre mais de 6 mil vagas para cursos de graduação

Serão ofertados mais de 100 cursos de graduação presencial através do SiSU 2023. As vagas são divididas entre a capital do estado e mais cinco cidades do interior. O Sistema de Seleção Unificada utiliza a nota do Enem para selecionar estudantes para universidades públicas.

SiSU 2023: Esta universidade abre mais de 6 mil vagas para cursos de graduação
SiSU 2023: Esta universidade abre mais de 6 mil vagas para cursos de graduação (Imagem: FDR)

A Universidade Federal do Ceará divulgou as informações sobre a sua participação no Sistema de Seleção Unificada (SISU) em 2023. Serão ofertadas 6.308 vagas em 111 cursos de graduação presencial nos campi de Fortaleza, Sobral, Quixadá, Russas, Crateús e Itapajé.

UFC no SiSU 2023

Segundo as informações divulgadas pela universidade, a Universidade Federal do Ceará oferecerá na primeira edição do SISU 2023 as vagas para os dois semestres letivos desse ano, com isso, a UFC não participará do SiSU 2023.2.

Apenas o curso de licenciatura em Letras-Libras terá oferta de vagas através do programa, pois, conta com um edital próprio.

Acessando o Termo de Adesão da UFC você pode encontrar mais detalhes sobre os 111 cursos disponíveis; para concorrer as vagas é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio de 2022 e alcançado nota maior do que zero em todas as provas.

Das 6.308 vagas totais, 50% são destinadas a estudantes que cursaram todo o ensino médio na rede pública. Dentro desse percentual estão inseridos os candidatos cuja renda familiar bruta per capita mensal seja menor ou igual a 1,5 salário mínimo, autodeclarados pretos, pardos e indígenas (PPI) e também para pessoas com deficiência (PCD), desde que tenham cursado todo o ensino médio público.

A UFC relembrou em sua página oficial que os estudantes egressos de escolas particulares não têm direito a concorrer através do sistema de cotas.

SiSU 2023

O edital desse processo seletivo ainda não foi divulgado, mas, o Ministério da Educação informou que as inscrições poderão ser feitas entre os dias 16 e 24 de fevereiro com uso da nota do ENEM 2022.

Mais detalhes podem ser consultados no site SISU na UFC. Dúvidas devem ser enviadas para o e-mail sisu@ufc.br.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.