De acordo com a Citi, a empresa que mais irá se beneficiar com o aumento de tráfego online e volume de mercadorias negociadas (GMV) caso a Americanas venha a pausar todas as suas operações por conta do processo de recuperação judicial será o Magazine Luiza.
Na visão dos analistas João Pedro Soares e Felipe Reboredo, o Magazine Luiza teria um crescimento de 18% em seu volume neste ano, ficando à frente da Via com aumento de 15% e do Mercado Livre, com 11%.
O Magalu receberia uma parcela de 14% das vendas pela internet diretas da Americanas e 25% das vendas de Marketplace. A Via, por sua vez, ficaria com 12% das vendas diretas e 24% das de marketplace. Por fim, o Mercado Livre receberia 11% das vendas de marketplace.
Através de nota, o Citi afirmou que o impacto na dissipação da Americanas na vendas realizadas em lojas físicas é mais difícil de ser observado, em decorrência da fragmentação do setor, que engloba empresas menores e de diversos setores.
Já o Morgan Stanley, afirmou que o Mercado Livre deve liderar uma parcela da captura de 15% do e-commerce que pode ser deixado pela Americanas, ao passo que Magalu e Via estão entre os potenciais beneficiários (especialmente em estoque próprio, 1P, e lojas).
O banco projetava que a varejista tivesse um GMV de R$ 55 bilhões, que deste total seria 28% são na loja e 72% online; nas operações on-line, 36% do mix é 1P e 64% é 3P.
“Embora a magnitude e o momento da perda de participação da Americanas estejam vinculados ao resultado do processo de reestruturação, em todos os cenários vemos efeitos negativos para ela no relacionamento com fornecedores e na capacidade de investir para crescer”, disse o banco segundo publicado pelo InfoMoney.
Considerando potenciais beneficiários de participação de mercado, os analistas enxergam que a categoria e o mix 1P/3P são fatores-chave.
Americanas S.A. é uma holding brasileira que atua principalmente no segmento de varejo.
Fundada em 1929 em Niterói, no Rio de Janeiro pelo austríaco Max Landesmann e pelos americanos John Lee, Glen Matson, James Marshall e Batson Borger, a companhia conta atualmente com mais de 3800 estabelecimentos físicos de venda em todo o Brasil, além de possuir três e-commerce.