FIES 2023: MEC publica edital com estas novidades

Quem deseja conquistar uma vaga em uma instituição superior particular sem pagar nada agora já pode ficar de olho. O Ministério da Educação divulgou o edital do FIES 2023 que apresenta as normas para concorrer as vagas e algumas informações sobre o programa.

FIES 2023: Edital é publicado pelo MEC
FIES 2023: Edital é publicado pelo MEC (Imagem: FDR)

Através do Fundo de Financiamento Estudantil é possível fazer uma graduação em qualquer área e só pagar as mensalidades após se formar. O FIES 2023 abrirá inscrições no próximo mês de março desse ano e será o último dos três programas de ingresso no ensino superior geridos pelo MEC a selecionar estudantes.

Um ponto de atenção para os estudantes que desejam contratar o financiamento é o fato de que durante a graduação o estudante precisa pagar os encargos educacionais e o seguro de vida.

Fies 2023

Para participar da seleção é necessário:

  • Ter participado do Exame Nacional do Ensino Médio – Enem a partir da edição de 2010;
  • Alcançado média aritmética das notas nas 5 provas igual ou superior a 450 pontos, e nota na prova de redação superior a 0;
  • Possuir renda familiar mensal bruta per capita de até 3 (três) salários mínimos.

A única restrição de participação no fies é para os aqueles que fizeram o Enem na condição de treineiros. A seleção vai respeitar o seguinte cronograma:

  • Inscrições: 7 a 10 de março
  • Resultado: 14 de março
  • Complementação das informações: de 15 de a 17 de março

As inscrições poderão ser feitas através do portal Acesso Único/FIES. Depois de ser pré-selecionado e complementar as informações o estudante terá que realizar duas etapas:

Validar as informações em até 5 dias úteis na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento – CPSA da instituição, por meio da entrega física ou digital/eletrônica de documentação exigida

Validar suas informações em um agente financeiro em até 10 dias, contados a partir do terceiro dia útil após a validação da inscrição pela CPSA, por meio da entrega física ou digital/eletrônica de documentação exigida. E, caso tenha a documentação aprovada, formalizar o financiamento.

Mais informações sobre o processo seletivo podem ser encontradas no Edital do FIES 2023.1.

Para saber mais sobre vagas de emprego, vestibulares e cursos, acompanhe a nossa editoria de Carreiras.

Entre na comunidade do FDR e receba informações gratuitas no seu Whatsapp!

Jamille NovaesJamille Novaes
Baiana, formada em Letras Vernáculas pela UESB, pós-graduada em Gestão da Educação pela Uninassau. Apaixonada por produção textual, já trabalhou como corretora de redação, professora de língua portuguesa e literatura. Atualmente se dedica ao FDR e a sua segunda graduação.