A Prefeitura de João Pessoa divulgou nesta semana que vai lançar um aplicativo que visa facilitar o acesso às informações relacionadas ao Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU 2023) e Taxa de Coleta de Resíduos (TCR) para os contribuintes.
A ferramenta estará disponível em um primeiro momento para usuários de smartphones com os sistemas operacionais iOS e Android e se chamará ‘IPTU/TCR João Pessoa 2023’. Ele terá como principal função conectar o contribuinte ao Portal do Contribuinte, que dará acesso às guias para impressão e pagamento do IPTU 2023.
A prefeitura da capital paraibana ainda destaca que os contribuintes devem ficar atentos aos prazos de pagamento do imposto, uma vez que o vencimento da cota única com desconto é no dia 7 de março.
Assim, os contribuintes que tiverem o interesse em gerar o boleto de pagamento através da ferramenta, poderão acessá-lo diretamente no aplicativo. Dessa forma, os pessoenses terão como alternativa de pagamento além da cota única com desconto de 15%, o pagamento em cota única sem desconto, vencendo no dia 10 de abril ou o parcelamento em até 10 vezes, com 1ª parcela vencendo em março.
A Secretaria da Receita Municipal de João Pessoa ainda disponibiliza um desconto cumulativo de mais 5% para contribuintes que estavam adimplentes no dia 31 de dezembro de 2022.
Aplicativo para o IPTU 2023 trará praticidade aos contribuintes
Segundo o secretário da Receita, Sebastião Feitosa, o aplicativo foi desenvolvido para facilitar o acesso a todas as informações referentes ao IPTU e TCR para os contribuintes da capital da Paraíba.
Portanto, através da ferramenta, o usuário também tem acesso ao atendimento virtual e agendamentos para atendimento presencial no Centro Administrativo Municipal (CAM), notícias sobre os impostos municipais, a ficha cadastral do imóvel e pode consultar as alterações cadastrais no Portal do Contribuinte.
O titular da pasta ainda informa que no atendimento virtual, os pessoenses podem solicitar o número de inscrição do imóvel (dado necessário para gerar a guia de pagamento), realizar esclarecimentos sobre alterações cadastrais e ainda obter esclarecimentos sobre qualquer alteração do valor do imposto ou da taxa de lixo.
Por fim, o contribuinte também poderá usufruir de outros serviços no aplicativo, como alterar o endereço para correspondência e ainda pesquisar protocolos de acontecimentos anteriores.