O reajuste nos valores dos seguros previdenciários modificou também a ordem dos depósitos do INSS. Os primeiros pagamentos referentes ao mês de janeiro começaram a ser feitos na quarta-feira, dia 25. Confira a seguir o grupo que recebe nesta quinta (26) e o calendário completo.
Os aposentados, pensionistas e beneficiários que têm direito a receber um salário mínimo por mês da autarquia receberam um aumento de acordo com o reajuste do piso determinado pelo Governo Federal. O valor de R$ 1.302 foi estabelecido no final de 2022 pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.
Luís Inácio Lula da Silva, que assumiu o cargo no dia 1º de janeiro de 2023, havia prometido um aumento ainda maior aos trabalhadores. Porém, após negociações com sua equipe econômica, foi decidido que o salário mínimo a R$ 1.302 será mantido até, pelo menos, maio deste ano.
O novo reajuste não foi feito, principalmente, pela identificação de um crescimento inesperado no número de segurados do INSS desde o último semestre de 2022. Os pagamentos aos novos beneficiários iriam comprometer a verba pública além do que foi programado pelo Orçamento do ano.
Já os segurados que recebem mais que o valor do piso, tiveram reajuste no benefício de acordo com o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), que foi de 5,93% acumulado em 2022. Este grupo só começa a receber o seguro referente ao mês de janeiro no início de fevereiro.
Calendário de pagamento do INSS – Janeiro de 2023
Nesta quinta-feira (26), recebem o depósito do órgão previdenciário os segurados que têm direito a um salário mínimo por mês e que têm “2” como último dígito do número previdenciário, que consta no cartão do INSS. Lembrando que este dígito é o último antes do traço.
A ordem de pagamentos da autarquia é dividida entre dois grupos: primeiro, os segurados que recebem um valor de até um salário mínimo e em seguida os que recebem mais que o piso nacional. Até o dia 7 de fevereiro, todos os 37 milhões de beneficiários do INSS já terão sido pagos com o seguro de janeiro.
Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe até um salário mínimo do INSS
- Benefício com final 1 – 25 de janeiro
- Benefício com final 2 – 26 de janeiro
- Benefício com final 3 – 27 de janeiro
- Benefício com final 4 – 30 de janeiro
- Benefício com final 5 – 31 de janeiro
- Benefício com final 6 – 01 de fevereiro
- Benefício com final 7 – 02 de fevereiro
- Benefício com final 8 – 03 de fevereiro
- Benefício com final 9 – 06 de fevereiro
- Benefício com final 0 – 07 de fevereiro
Calendário de pagamento de janeiro de 2023 para quem recebe mais que um salário mínimo do INSS
- Benefício com final 1 e 6 – 1 de fevereiro
- Benefício com final 2 e 7 – 2 de fevereiro
- Benefício com final 3 e 8 – 3 de fevereiro
- Benefício com final 4 e 9 – 6 de fevereiro
- Benefício com final 5 e 0 – 7 de fevereiro