Está pensando em investir em bancos neste ano? De acordo com uma análise realizada pela Genial Investimentos, os bancos que devem trazer bons resultados em 2023 são Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3). Por outro lado, Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) podem não ter um ano fácil.
A vantagem do Banco do Brasil e do Itaú é oriunda de suas carteiras de crédito, que possuem uma participação menor em pessoa física, o que reduz a possibilidade de inadimplência e que sofre menos com a alta de juros.
Na avaliação da Genial, o Santander e o Bradesco fizeram pouco hedge, maneira de proteger operações financeiras expostas a alta taxa de volatilidade, para a alta dos juros, e em decorrência disso, devem sofrer mais.
Na visão dos analistas, o crescimento expressivo e veloz da Selic vem se refletindo no resultado de tesouraria de alguns bancos e crescimento de provisões para crédito duvidoso (PDD), prejudicado pela alta inflação e baixa atividade econômica.
Em relação aos juros, o Brasil e os Estados Unidos devem seguir apertando a política monetária. No brasil, a expectativa é de alta de 0,75 pontos–base na Selic, indo para 14,5%, por conta da possibilidade de o país entrar em uma trajetória explosiva da dívida pública.
Já sobre a inflação, é esperado que o IPCA de 2023 maior que de 2022, devendo fechar o ano em 7,0%.
Itaú é o destaque para 2023
A ação preferida da Genial para este ano no setor bancário é do Itaú. De acordo com analistas, a instituição deve seguir com uma rentabilidade satisfatória no decorrer do ano.
No caso do banco do Brasil, mesmo que a Genial enxergue um ano positivo para a instituição, os analistas dizem que as discussões políticas que giram em torno das estatais devem permanecer gerando volatilidade nas ações.
Apesar disso, eles veem o valuation “muito atraente e fundamentos sólidos” da companhia.
O Itaú, é o maior banco privado do Brasil e maior conglomerado financeiro do hemisfério sul, com sede na cidade de São Paulo.