Bancos em 2023: Saiba quais você deve ter em sua carteira neste ano

Está pensando em investir em bancos neste ano? De acordo com uma análise realizada pela Genial Investimentos, os bancos que devem trazer bons resultados em 2023 são Itaú (ITUB4) e Banco do Brasil (BBAS3). Por outro lado, Bradesco (BBDC4) e Santander (SANB11) podem não ter um ano fácil.

A vantagem do Banco do Brasil e do Itaú é oriunda de suas carteiras de crédito, que possuem uma participação menor em pessoa física, o que reduz a possibilidade de inadimplência e que sofre menos com a alta de juros.

Na avaliação da Genial, o Santander e o Bradesco fizeram pouco hedge, maneira de proteger operações financeiras expostas a alta taxa de volatilidade, para a alta dos juros, e em decorrência disso, devem sofrer mais.

Na visão dos analistas, o crescimento expressivo e veloz da Selic vem se refletindo no resultado de tesouraria de alguns bancos e crescimento de provisões para crédito duvidoso (PDD), prejudicado pela alta inflação e baixa atividade econômica.

Em relação aos juros, o Brasil e os Estados Unidos devem seguir apertando a política monetária. No brasil,  a expectativa é de alta de 0,75 pontos–base na Selic, indo para 14,5%, por conta  da possibilidade de o país entrar em uma trajetória explosiva da dívida pública.

Já sobre a inflação, é esperado que o IPCA de 2023 maior que de 2022, devendo fechar o ano em 7,0%.

Itaú é o destaque para 2023 

A ação preferida da Genial para este ano no setor bancário é do Itaú. De acordo com analistas, a instituição deve seguir com uma rentabilidade satisfatória no decorrer do ano.

No caso do banco do Brasil, mesmo que a Genial enxergue um ano positivo para a instituição, os analistas dizem que as discussões políticas que giram em torno das estatais devem permanecer gerando volatilidade nas ações.

Apesar disso, eles veem o valuation “muito atraente e fundamentos sólidos” da companhia.

O Itaú, é o maior banco privado do Brasil e maior conglomerado financeiro do hemisfério sul, com sede na cidade de São Paulo.

Paulo AmorimPaulo Amorim
Paulo Henrique Oliveira é formado em Jornalismo pela Universidade Mogi das Cruzes e em Rádio e TV pela Universidade Bandeirante de São Paulo. Atua como redator do portal FDR, onde já cumula vasta experiência e pesquisas, produzindo matérias sobre economia, finanças e investimentos.
Sair da versão mobile